top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Inclusão e direitos são temas do 1º Fórum de Acessibilidade na Cultura Franco Groia em Juiz de Fora

Por Rádio Catedral



Começa nesta quarta-feira (5) o 1º Fórum de Acessibilidade na Cultura Franco Groia em Juiz de Fora. A programação será realizada até esta quinta-feira (6) na Casa dos Conselhos, na Rua Halfeld 450/7º andar, no Centro. Há previsão de apresentação cultural na Praça Antônio Carlos.


Ana Paula Machado, é Conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), assessora da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e organizadora do Fórum. Ela reforça que a importância destes espaço de discussão e os temas prioritários nos dois dias de evento.




Todas as vagas para o 1º Fórum de Acessibilidade na Cultura Franco Groia foram previamente preenchidas. São esperados militantes, artistas, produtores, trabalhadores da cultura, educadores e autoridades locais e nacionais.


O evento é organizado pela Funalfa, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão/Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI)/Diretoria de Ações Afirmativas, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).


Franco Groia

 

O nome do fórum é uma homenagem ao jornalista, cineasta, roteirista, produtor audiovisual e professor universitário Franco Groia. Nascido em Juiz de Fora, ele se consolidou como uma voz firme na luta pelos direitos das pessoas com deficiência e também atuou na frente de defesa do patrimônio cultural da cidade. Franco faleceu em dezembro de 2021, aos 48 anos, deixando um importante legado e um exemplo de determinação.

 

Programação

 

:: Dia 5 | Quarta-feira ::

 

Casa dos Conselhos

 

* 18h – Abertura oficial com a prefeita Margarida Salomão, a diretora-geral da Funalfa Giane Elisa Sales de Almeida, o secretário de Especial de Direitos Humanos Biel Rocha, o representante do Ministério da Cultura (MinC) Rubens Ragone, a vereadora Laiz Perrut, a presidenta do Conselho Municipal de Cultura Fernanda Amaral, a diretora de Ações Afirmativas da UFJF Danielle Teles, a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência Rita Petronilho e Lilian Andrade da Costa, viúva do cineastra Franco Groia, que dá nome ao Fórum

 

* 19h Conferência temática “Acessibilidade Cultural: Direitos Culturais e Cultura do Acesso”, com Patrícia Dorneles (UFRJ), Arnaldo Godói (PBH), Rubens Ragone (MinC) - Mediação: Valéria Andrade

 

* 20h30 - Discussão

 

Praça Antônio Carlos

 

* 21h – Apresentação cultural: Movimento Samba das Mulheres na Praça JF

 

:: Dia 6 | Quinta-feira ::

 

- Local: Casa dos Conselhos

 

* 14h – Intervenção Cultural “Acessibilidade (?)”, com o Grupo Poéticas do Corpo/ CEM

 

* 14h20 Palestra temática “Acessibilidade estética”, com Carlos Antônio Jacinto (UFJF); Fernanda de Oliveira (CEM); Mirella de Oliveira Pena Araújo (UFPR); Cristiane Marques de Britto (E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves). Com mediação: Wesley Barbosa (PJF/CMDPD)

 

* 15h50 – Discussão

 

* 16h Mesa-redonda “Fazedoras e agentes de Cultura - experiências de acessibilidade e inclusão em Juiz de Fora”, com representantes do Movimento Samba das Mulheres na Praça JF (Andrea Melo / Rita Petronilho); do Cinema inclusivo e audiodescrição (Patricia Almeida / Jairo Jardim); do projeto Cidade Auta (Ariane Menezes / Lucas Sidrach); da História do Museu em Libras (Camila Bauer / Renan Norberto); di Loucomotiva: Arte e Cultura na Atenção Psicossocial (Conrado Pavel / Nicole Bem) - Mediação: Aline Takahira (NAI/UFJF)

 

* 17h30 - Discussão

 

* 18h – Mostra Franco Groia, com filmes produzidos pelo cineasta / Encerramento

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page