Hobbyterapia: a arte de relaxar e cuidar da mente
- Silvia Carvalho
- há 35 minutos
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

No corre-corre do dia a dia, encontrar um momento para relaxar pode parecer difícil. Mas você já ouviu falar em hobbyterapia? Essa prática vem ganhando cada vez mais espaço como uma forma simples e eficaz de aliviar o estresse e fortalecer a saúde mental.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, os índices de ansiedade e depressão cresceram globalmente nos últimos anos, especialmente após 2020, em razão da pandemia da Covid-19. No Brasil, um dos países mais afetados, estudos da Associação Brasileira de Psiquiatria mostram que pequenas atividades criativas podem fazer toda a diferença no bem-estar das pessoas.
Uma pesquisa recente do instituto Ipsos revelou que 73% dos brasileiros sentem os efeitos do estresse diário. Muitos já buscam soluções naturais, e a chamada hobbyterapia pode ser uma excelente opção. E o melhor: não é preciso ser um especialista! O importante é curtir o processo e permitir que a mente se desconecte das preocupações, como explica a coordenadora do curso de Psicologia da Estácio, Juliana Gomes.
Juliana Gomes ressalta que dedicar alguns minutos por dia a atividades como trabalhos manuais, jardinagem, pintura e culinária criativa pode ajudar a criar o hábito de desenvolver a criatividade e aliviar o estresse, além de ficar um pouco longe das telas.
Juliana Gomes explica ainda que essas atividades desenvolvem áreas no cérebro que mexem com o prazer, aliviando as tensões.
Para quem deseja incluir um hobby criativo na rotina, algumas opções são:
Pintura e desenho: uma maneira de relaxar e expressar emoções;
Crochê e tricô: atividades que exigem concentração e são altamente relaxantes;
Jardinagem: cultivar plantas ajuda a reduzir a ansiedade;
Culinária criativa: cozinhar também pode ser uma forma de terapia;
Artesanato: modelagem, costura e cerâmica estimulam o foco e a criatividade.