top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Igrejas-Irmãs: Diácono Marcus Vinicius é ordenado em Juiz de Fora e retorna para Diocese de Óbidos

Por Fabíola Castro


*Foto: Arquidiocese JF

Na manhã do último sábado, 7 de novembro, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Bairro Barbosa Lage, em Juiz de Fora, foi ordenado Diácono Transitório, Marcus Vinicius Fernandes da Silva, da Diocese de Óbidos (PA). A cerimônia se deu no contexto da parceria Igrejas-Irmãs entre as duas dioceses e também do II Sínodo Arquidiocesano.


O bispo da diocese paraense, Dom Bernardo Johannes Bahlmann, OFM, presidiu a Eucaristia, que foi concelebrada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, pelo Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, pelo Administrador Paroquial, Padre Expedito de Lopes Castro, e por sacerdotes da Igreja Particular de Juiz de Fora. Alguns familiares e amigos do novo Diácono, seminaristas e fiéis das duas dioceses-irmãs também participaram da Santa Missa, que devido ao momento de pandemia teve presença restrita aos convidados e foi transmitida pelos meios de comunicação arquidiocesanos.


O Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil, disse que essa ordenação estreita ainda mais os laços missionários.

Dom Gil destacou ainda a importância desta colaboração missionária entre as duas dioceses.

O Bispo da Diocese de Óbidos, Dom Bernardo, ressaltou a graça da ordenação de um novo servo a serviço da Igreja de Deus.

Dom Bernardo falou sobre a parceria, a comunhão das Igrejas-Irmãs.

Uma Igreja missionária com leigos engajados, religiosos e religiosas que escolhem aquelas terras para missão e frutos que vão nascendo e crescendo a cada dia, assim definiu Dom Bernardo, aquela porção Povo de Deus da Amazônia que ele pastoreia.

O Diácono Transitório, Marcus Vinicius, disse que o momento é muito especial e de feliz espera pelo sacerdócio.

Para o Reitor do Seminário Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, o seminarista Marcus Vinicius se integrou de uma forma muito bonita em terras mineiras.

A Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima recebeu a celebração de ordenação e o Administrador Paroquial, Padre Expedito Lopes, acompanhou o estágio pastoral do então Seminarista Marcus Vinicius por três anos. O sacerdote comentou da sua felicidade.

A tia-mãe do Diácono Marcus Vinicius, Nara Alcione Ribeiro da Silva, emocionada falou do caminho do futuro sacerdote até aqui e da gratidão e alegria por esse momento.

O acolhimento e o carinho são muitos importantes para aquelas pessoas que estão longe de sua terra natal e da família, por tudo isso a tia-mãe do novo diácono agradeceu a todos que conviveram com ele em Juiz de Fora.

A irmã do diácono, Anne Kellen Siqueira da Silva, também bastante emocionada, falou sobre como foi administrar a distância e a saudade.

O Diácono Marcus Vinicius se despede da Arquidiocese de Juiz de Fora no próximo mês, depois de finalizar o curso de Teologia, com a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A Ordenação Presbiteral acontecerá em Óbidos e, de acordo com Dom Bernardo, a data será definida em breve, assim como a comunidade em que o diácono irá trabalhar em sua diocese de origem.



*Clique aqui e confira todas as fotos da Ordenação Diaconal.

*Reveja o vídeo da Missa de Ordenação. Clique aqui.

*Sonoras: Danielle Quinelato

83 visualizações0 comentário
bottom of page