A Igreja celebra, neste domingo, 11 de agosto, a festa de Santa Filomena, mártir cristã cujos detalhes de vida são em grande parte desconhecidos. Segundo a tradição, nasceu de pais que, inicialmente sem sucesso em engravidar, foram aconselhados a se converterem ao cristianismo. Desde jovem, demonstrou uma fé profunda e fez votos de total dedicação a Deus.
Na Igreja Santa Filomena, no bairro Quintas das Avenidas, pertencente à Paróquia Santa Cruz, o tema da festividade será “Com Santa Filomena, queremos nos transformar pela Eucaristia, vivendo a fraternidade e a solidariedade”. O pároco, Padre Renato Ferreira da Silva, fala sobre os festejos neste sábado.
Santa Filomena é considerada padroeira dos jovens casais e dos aflitos devido à sua história de fé inabalável e sacrifício extremo. Sua resistência às tentações e pressões para se casar com o Imperador romano, mesmo enfrentando torturas e morte, simboliza a pureza e a dedicação total a Deus, características valorizadas por aqueles que buscam orientação e apoio em suas próprias vidas e relacionamentos.
Além disso, seus milagres e a cura que experimentou durante suas torturas representam uma intervenção divina em momentos de desespero e sofrimento, fazendo dela uma figura protetora para aqueles que enfrentam dificuldades e desafios. Sua intercessão é invocada por muitos que buscam conforto e força em situações difíceis, bem como por casais jovens que procuram inspiração em sua devoção e fé.
Sara, grande devota de Santa Filomena, conta como a intercessão da santa foi crucial durante seu tratamento contra um câncer.
Dona Rosa, que mora perto da capela no Quintas da Avenida, também traz seu testemunho sobre a intercessão de Santa Filomena.
Comentários