Hospital João Penido se torna referência para atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual
- Radio Catedral
- 3 de abr.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

O atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual em Juiz de Fora agora está sendo realizado no Hospital Regional João Penido. Com essa mudança, o município busca garantir um acolhimento mais humanizado e eficiente.
Anteriormente, este atendimento era feito no HPS, como explica a secretária de Saúde de Juiz de Fora, Ana Luísa Magalhães.
O atendimento conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. Além disso, estão sendo oferecidos exames clínicos e ginecológicos, medicações necessárias e acompanhamento psicológico e social, garantindo um atendimento integral às vítimas.
Posicionamento do Governo de Minas Gerais
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, em 2021, houve a publicação da Política Hospitalar do Estado de Minas Gerais e a instituição de um incentivo para o atendimento às vítimas de violência sexual. O Hospital Regional João Penido foi publicado então como hospital referência nestes casos. Em situações de violência sexual, a assistência à saúde é prioritária e deve ser garantida à vítima antes mesmo de qualquer providência legal, visando oferecer uma atenção integral, em tempo oportuno, prezando pelo conforto da vítima ao ser entrevistada e examinada. Isso inclui a coleta precoce de evidências, com preservação e rastreabilidade do material, quando do exame médico assistencial imediato, em ambiente hospitalar, evitando assim a necessidade do comparecimento da paciente nos postos médico-legais para reexame.
O objetivo é aumentar o número de notificações e assegurar um atendimento humanizado minimizando suas consequências físicas e psicológicas.
Comments