top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Governador Romeu Zema visita Juiz de Fora e anuncia retorno das obras do Hospital Regional

Por Fabíola Castro



O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, em visita a cidades da Zona da Mata, esteve nesta quinta-feira (15), em Juiz de Fora, acompanhado pelo Secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti. No município, ele participou da inauguração da nova sede Regional da Emater - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais.


Em coletiva, Zema anunciou que as obras de Hospitais Regionais serão retomadas no Estado.

Dentre as obras contempladas está a do Hospital Regional de Juiz de Fora.

O município de Juiz de Fora recebeu entre 2009 e 2012 recursos do Governo do Estado de Minas Gerais para a construção do Hospital Regional por meio dos convênios 237/2009, 728/2009 e 1.845/2012. A prestação de contas desses convênios, conforme a atual administração, feitos por governos anteriores, foi reprovada, inclusive em grau de recurso.


Os valores a devolver, somados aos danos causados ao Erário, constituem uma dívida junto ao Governo de Minas Gerais de cerca de R$ 114 milhões referente às obras.


Com o propósito de retomar a obra e atender às reivindicações da população de Juiz de Fora e região, o município concorda em entregar ao Estado de Minas Gerais, como quitação completa desta dívida, o terreno onde se localizará o Hospital Regional de Juiz de Fora com as benfeitorias ali implantadas. Com isso, o estado poderá dar ordem de serviço para as obras de conclusão do Hospital Regional, com recursos procedentes do acordo com a Vale.


A Prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, explicou que o Hospital Regional em Juiz de Fora será uma Unidade Hospitalar Regional do Estado de Minas Gerais que servirá ao município e região.

O Secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, disse que resolvida a questão da dação do terreno do Hospital Regional, aprovada pela Câmara dos Vereadores e Assembleia Legislativa, as obras poderão ter continuidade após as licitações. A dação em pagamento é um acordo, por meio do qual o credor concorda em receber do devedor uma prestação diferente da que lhe é devida, ou seja, a substituição do pagamento original por outro. Nesse caso, o terreno do Hospital Regional que será passado do município ao Governo do Estado.

Fábio Baccheretti, explicou ainda, qual seria o modelo de gestão do Hospital.

Também na tarde desta quinta-feira (15), em Juiz de Fora, a Prefeita, Margarida Salomão, recebeu o Governador, Romeu Zema, no Sport Club Juiz de Fora, que é um dos principais pontos de vacinação contra a Covid-19 na cidade.



15 visualizações0 comentário
bottom of page