Por Roberta Oliveira
O Jornal Boa Nova noticiou em março a visita do arcebispo metropolitano Dom Gil Antônio Moreira ao Instituto Padre João Emílio para abençoar e conversar com os trabalhadores e com as crianças atendidas.
Neste ano letivo de 2023, a obra está atendendo 185 crianças, 120 no turno da manhã e 65, à tarde. Além de ter começado o projeto da educação de adultos, com 30 alunos no curso livre preparatório para quem vai fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para concluir o ensino fundamental. Não foi possível abrir turmas para o ensino médio por causa da baixa procura..
Educação e formação humana e cristã
O diretor-tesoureiro, Padre Liomar Rezende de Moraes explicou os pilares que norteiam o trabalho no Instituto Padre João Emílio.
Padre Liomar comenta os desafios para o ano letivo com o atendimento para as crianças e a novidade neste ano: as turmas para adultos, voltadas para quem vai fazer o Encceja.
Alimento para o corpo
Cristiane de Oliveira é a cozinheira-chefe, trabalha com quatro ajudantes: a Márcia, a Elisângela e a Cátia. Elas cuidam de oferecer as refeições às crianças atendidas no Instituto.
Conhecimento para a vida
A educadora social Alessandra Nascimento Silva destaca como é a atuação no reforço e nas oficinas oferecidas às crianças.
Dependendo da necessidade de cada criança, há o apoio das psicopedagogas, como explica Alessandra Nascimento Silva.
A música também é um instrumento de formação para as crianças atendidas no Instituto Padre João Emílio, como explica a educadora social Teresinha de Jesus Gonçalves de Paula.
Valores cristãos para sempre
A educadora social Cleo de Souza fala sobre o trabalho de formação humana, voltado a falar sobre Deus com as crianças.
Além disso, há a opção da catequese para as crianças católicas no Instituto Padre João Emílio. Cleo de Souza comentou o impacto que a formação religiosa trouxe às famílias.
Como ajudar o Instituto Padre João Emílio
O Instituto Padre João Emílio está com campanha aberta para arrecadação de material escolar. O objetivo é ajudar no atendimento de crianças de 5 a 6 anos no projeto Esperança. Os interessados podem doar cartolinas, cadernos, pacotes de folha A4, lápis de cor, massinha, apontador, borrachas.
Além disso, a instituição conta com o auxílio de funcionários, voluntários, estagiários e a ajuda da população para se manter.
Os interessados em ajudar podem entrar em contato pelo (32) 3031-7532 ou entregar pessoalmente as doações na sede, na Avenida Rio Branco, 3.890, no Alto dos Passos, de 8h às 16h.
Comments