top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Formação humana e cristã: o trabalho desenvolvido no Instituto Padre João Emílio

Atualizado: 13 de abr.

Por Roberta Oliveira


O Jornal Boa Nova noticiou em março a visita do arcebispo metropolitano Dom Gil Antônio Moreira ao Instituto Padre João Emílio para abençoar e conversar com os trabalhadores e com as crianças atendidas.


Neste ano letivo de 2023, a obra está atendendo 185 crianças, 120 no turno da manhã e 65, à tarde. Além de ter começado o projeto da educação de adultos, com 30 alunos no curso livre preparatório para quem vai fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para concluir o ensino fundamental. Não foi possível abrir turmas para o ensino médio por causa da baixa procura..


Educação e formação humana e cristã

O diretor-tesoureiro, Padre Liomar Rezende de Moraes explicou os pilares que norteiam o trabalho no Instituto Padre João Emílio.



Padre Liomar comenta os desafios para o ano letivo com o atendimento para as crianças e a novidade neste ano: as turmas para adultos, voltadas para quem vai fazer o Encceja.



Alimento para o corpo


Cristiane de Oliveira é a cozinheira-chefe, trabalha com quatro ajudantes: a Márcia, a Elisângela e a Cátia. Elas cuidam de oferecer as refeições às crianças atendidas no Instituto.





Conhecimento para a vida


A educadora social Alessandra Nascimento Silva destaca como é a atuação no reforço e nas oficinas oferecidas às crianças.



Dependendo da necessidade de cada criança, há o apoio das psicopedagogas, como explica Alessandra Nascimento Silva.



A música também é um instrumento de formação para as crianças atendidas no Instituto Padre João Emílio, como explica a educadora social Teresinha de Jesus Gonçalves de Paula.




Valores cristãos para sempre

A educadora social Cleo de Souza fala sobre o trabalho de formação humana, voltado a falar sobre Deus com as crianças.



Além disso, há a opção da catequese para as crianças católicas no Instituto Padre João Emílio. Cleo de Souza comentou o impacto que a formação religiosa trouxe às famílias.




Dom Gil Antônio Moreira visitou o Instituto Padre João Emílio no início do ano letivo de 2023 Foto: Arquidiocese Juiz de Fora

Como ajudar o Instituto Padre João Emílio


O Instituto Padre João Emílio está com campanha aberta para arrecadação de material escolar. O objetivo é ajudar no atendimento de crianças de 5 a 6 anos no projeto Esperança. Os interessados podem doar cartolinas, cadernos, pacotes de folha A4, lápis de cor, massinha, apontador, borrachas.


Além disso, a instituição conta com o auxílio de funcionários, voluntários, estagiários e a ajuda da população para se manter.


Os interessados em ajudar podem entrar em contato pelo (32) 3031-7532 ou entregar pessoalmente as doações na sede, na Avenida Rio Branco, 3.890, no Alto dos Passos, de 8h às 16h.

30 visualizações0 comentário
bottom of page