Estado de MG decreta situação de emergência em saúde pública diante do aumento de doenças respiratórias
- Radio Catedral
- há 5 horas
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

O Governo de Minas Gerais decretou, nesta sexta-feira, dia 2, situação de emergência em saúde pública. A medida, que vale por 180 dias, foi tomada diante do crescimento expressivo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Com o decreto, o Estado poderá agir com mais rapidez para ampliar leitos hospitalares, contratar profissionais de saúde e comprar insumos, fortalecendo o atendimento à população, especialmente neste outono, quando as doenças respiratórias costumam aumentar.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, só neste ano, até o fim de abril, já foram registradas mais de 26 mil internações por síndrome respiratória aguda grave e quase 400 mortes em Minas Gerais. Os mais afetados são bebês de até 1 ano e idosos com mais de 60 anos.
Para enfrentar o problema, o Estado já abriu novos leitos pediátricos. Outra medida importante é a criação do Centro de Operações de Emergência em Saúde, que vai coordenar as ações contra a doença em todo o estado. O monitoramento da circulação de vírus também está mais intenso, com uma sala técnica específica para acompanhar os dados em tempo real.
A vacinação contra a gripe segue em todos os municípios mineiros e agora está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade. O Estado já distribuiu mais de 5 milhões de doses. A meta é alcançar 90% de cobertura vacinal.
Bebês e crianças pequenas precisam de proteção. Apesar de não haver vacina contra o vírus sincicial, um dos mais perigosos para os pequenos, a vacinação contra outras doenças respiratórias ajuda bastante. Em caso de sintomas, a recomendação é evitar o contato com outras pessoas.
Comments