top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Encontro Arquidiocesano da Pascom: reflexões e desafios de fazer a Igreja presente nas comunidades

Por Fabíola Castro e Roberta Oliveira

*Foto: Pascom Paróquia São Miguel e Almas de Santos Dumont.

O poder da comunicação significa compartilhar, se fazer e estar presente onde a comunidade está. Estas foram algumas das reflexões vivenciadas durante o Encontro Arquidiocesano da Pascom, realizado no dia 5 de novembro, no Seminário Santo Antônio, em Juiz de Fora.


Os palestrantes Padre Arnaldo Rodrigues, Marcus Tullius, Vaguiner Martins e o pasconeiro Guilherme Viana analisaram as discussões, a importância e o papel da Comunicação dentro da Igreja Católica e o legado para a atuação pós-Encontro Arquidiocesano da Pascom.


"O desafio de se fazer presente além dos ambientes físicos"

Padre Arnaldo Rodrigues | Foto: Pascom Paróquia São Miguel e Almas de Santos Dumont.

Um dos palestrantes foi o Padre Arnaldo Rodrigues, Vigário Episcopal para a Comunicação Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro e doutor em Comunicação pela Universidade La Sapienza, de Roma. Ele destacou que a Igreja Católica precisa se fazer presente além dos ambientes físicos de Evangelização.


Padre Arnaldo Rodrigues orienta o passo a passo para ter uma presença efetiva nos ambientes sociais virtuais.


Padre Arnaldo Rodrigues lembra que, assim como no dia a dia real, o respeito é fundamental para estabelecer relacionamentos nas redes sociais.


O sacerdote deixou uma mensagem de coragem e sobriedade como incentivo a todos que abraçaram a Pastoral da Comunicação.


"Desafio: ir além do saber fazer. Pastoral do ser e estar em comunhão"

Marcus Tullius | Foto: Pascom Paróquia São Miguel e Almas de Santos Dumont.

Na participação no Encontro Arquidiocesano, o Coordenador Nacional da Pascom, Marcus Tullius lembrou que a importância e a missão da Pascom nas comunidades de fé católica vão além das capacidades técnicas da comunicação.


A capacidade de ouvir a comunidade é o diferencial para colocar a Pascom no caminho conjunto com a igreja e os fiéis, como reforça Marcus Tullius.


O Coordenador Nacional da Pascom, Marcus Tullius incentivou os pasconeiros a manterem a esperança sempre viva e seguirem em frente.


A parceria das redes sociais na Evangelização


Sentado ao centro, o palestrante Vaguiner Martins | Foto: Pascom Paróquia São Miguel e Almas de Santos Dumont.

A tecnologia ajuda a Igreja Católica a expandir a Evangelização além da fronteira dos espaços físicos de Igrejas, capelas e salas de catequese. Portanto, saber utilizá-la é fundamental na situação atual.


Esta foi a reflexão do empresário Vaguiner Martins, que tem MBA em Gestão do Conhecimento e know-how na área de Marketing e Redes Sociais. No Encontro Arquidiocesano da Pascom, ele analisou como as redes sociais podem ser aliadas da Evangelização.


Vaguiner Martins reforçou que as bases evangelizadoras em Juiz de Fora são fortes e que podem florescer ainda mais após o Encontro Arquidiocesano da Pascom.



O legado do Encontro Arquidiocesano da Pascom

"Foi um evento muito proveitoso". Esta foi a avaliação de Guilherme Viana, representante da Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, do Bairro Francisco Bernardino em Juiz de Fora. Ele gostou dos debates e dos ensinamentos compartilhados pelos palestrantes durante o Encontro Arquidiocesano da Pascom.


Guilherme Viana comentou as lições que irá compartilhar com os outros pasconeiros da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.


11 visualizações0 comentário
bottom of page