top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Durante pandemia, coletas de dados do IBGE para emprego e inflação vão ser via telefone e internet

por Giovane Rezende

Os agentes de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE) estão fazendo a coleta de dados da PNAD Contínua e do IPCA por telefone e pela internet, seguindo as orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pelo novo coronavírus.


Em função do novo coronavírus, o IBGE interrompeu a coleta presencial da PNAD Contínua, pesquisa que mede o desemprego no Brasil e uma série de outros temas fundamentais para a elaboração de políticas públicas. O instituto solicita a compreensão da população para atender a ligação dos agentes de coleta, que seguem trabalhando para realizar a pesquisa.


Em caso de dúvida ou suspeita, o instituto informa que os dados dos entrevistadores, como identidade e outras informações, podem ser consultados em sites oficiais do órgão.


No caso do IPCA, que mede a inflação oficial do país, a coleta vai ser feita manualmente pela internet, para os mesmos produtos, marcas, modelos e formas de comercialização. A substituição da coleta presencial pela coleta manual online abrange os sub-itens pertencentes aos grupos de alimentação e bebidas no domicílio, produtos de higiene pessoal e limpeza, artigos de residência, vestuários masculino e feminino, alimentação fora do domicílio, como bares e restaurantes.


As amostras dos locais de compra já contemplavam a coleta de preços tanto no comércio "online", como em "lojas físicas" do varejo, para eletroeletrônicos, bens duráveis em geral, livros, revistas, artigos de papelaria, jornais, entre outros. Nesses casos, a coleta também vai ser exclusivamente pela internet, efetivada manualmente pelos pesquisadores, em todas as áreas da pesquisa. Como o IBGE já divulgou, preços de passagens aéreas e transporte por aplicativo continuam a ser coletados por webscraping.


Toda e qualquer opção ou possibilidade relativa a novos métodos alternativos de coleta de preços vão ser, previamente, testados e validados pelo corpo técnico qualificado do IBGE, de acordo com as melhores recomendações metodológicas, com o objetivo de assegurar a preservação da continuidade da série histórica dos índices de inflação.


*Informações da Agência de Notícias do IBGE

7 visualizações0 comentário
bottom of page