Enem 2025: 3,5 milhões de candidatos participam de primeiro dia das provas, com redação sobre envelhecimento

Por Rádio Catedral com informações da Agência Gov Br

Neste domingo, dia 9, mais de 3,5 milhões de estudantes em todo o Brasil participaram do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2025, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
O número de inscritos cresceu 11% em relação ao ano passado e mais de 38% comparado a 2022, totalizando 4,8 milhões de candidatos. Desses, 73% compareceram aos locais de prova espalhados por 1.805 municípios. Mais de 300 mil pessoas estiveram envolvidas na logística do exame.
Uma das principais novidades desta edição foi o uso de detectores de metal em todas as salas, medida que antes se restringia aos momentos de ida ao banheiro. O presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou que o reforço na segurança contribuiu para um ambiente mais controlado e confiável.
O tema da redação deste ano foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a relevância da discussão, especialmente diante do envelhecimento da população e da necessidade de políticas públicas voltadas para essa realidade.
O segundo dia de provas acontece no próximo domingo, dia 16, com questões de ciências da natureza e matemática. Já os participantes que enfrentaram problemas logísticos ou de saúde poderão solicitar a reaplicação entre os dias 17 e 21 de novembro, com provas marcadas para 16 e 17 de dezembro.
Nesta edição, o Enem voltou a ser utilizado como forma de certificação do ensino médio. Mais de 98 mil pessoas maiores de 18 anos se inscreveram com esse objetivo. Para obter o certificado, é necessário atingir pelo menos 450 pontos em cada área e 500 na redação. O gabarito oficial do primeiro dia será divulgado na próxima quinta-feira, dia 13.






Comentários