top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dom Gil e jornalista da Arquidiocese JF participam do 11º Muticom em Goiânia (GO)



A partir desta quinta-feira, 18 de julho, Goiânia (GO) se tornará a Cidade da Comunhão com o início do 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), evento promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e realizado pela Arquidiocese de Goiânia.

O encontro, que irá até o domingo (21), contará com a participação do arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que também é o bispo referencial para a Comunicação no Regional Leste 2 da CNBB, e da jornalista Danielle Quinelato.


“Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social” é o tema central em torno do qual será organizada uma “cidade”, no Centro Pastoral Dom Fernando, com trilhas do conhecimento baseadas nos três eixos temáticos. A conferência de abertura será proferida pelo pesquisador e professor Dr. Moisés Sbardelotto e trará a reflexão “Midiatização e Responsabilidades na Igreja e no Mundo”.


As demais conferências serão proferidas pelo professor Dr. Ciro Marcondes Filho, professor da ECA-USP e criador da Nova Teoria da Comunicação; pelo professor Wolmir Amado, reitor da PUC Goiás; pelo professor Fernando Morgado, consultor, escritor e palestrante na área de comunicação, e pelo jornalista Gerson Camarotti. Além das conferências principais, o Muticom oferecerá trilhas temáticas a partir do tema central do evento.


Realizado desde 1998, o Mutirão reúne comunicadores, profissionais, pesquisadores, agentes de pastoral e autoridades civis e da Igreja para refletirem, conjuntamente, sobre a democratização e as políticas de comunicação, as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea no campo da Comunicação Social. A edição 2019 também recebe o 1º Encontro de Comunicadores da Signis Brasil Jovem.


Para dom Levi Bonatto, bispo auxiliar de Goiânia e presidente da comissão organizadora do 11º Muticom, é uma alegria e um desafio para a Arquidiocese de Goiânia sediar o Mutirão Brasileiro de Comunicação. “As reflexões em torno da Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social são de extrema importância para a sociedade; esse ambiente de diálogo entre Igreja, comunicadores e acadêmicos enriquece a experiência e possibilita crescimento e aprendizado para todos. De acordo com indicação do Papa Francisco, é essencial que criemos pontes entre as pessoas nas diversas realidades”, afirmou dom Levi.


Reunião com coordenadores regionais da Pascom


Começou na última terça-feira, 16 de julho, em Goiânia (GO), a reunião anual dos coordenadores regionais da Pastoral da Comunicação (Pascom). Na manhã de quinta (18), também os bispos referenciais participarão do encontro. Em pauta, o planejamento e a articulação do grupo, que está a serviço das demais pastorais nas paróquias e comunidades de todo o país.


*Fonte: sites da CNBB e do Muticom 2019

24 visualizações0 comentário
bottom of page