top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dom Gil Antônio Moreira recebe Medalha Presidente Tancredo de Almeida Neves em São João del-Rei

Atualizado: 20 de abr. de 2022

Por Roberta Oliveira

Imagem: reprodução Facebook Câmara de São João del-Rei.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, recebeu nesta terça-feira, 19 de abril, a Medalha Presidente Tancredo de Almeida Neves, concedida pela Câmara Municipal de São João del-Rei.


A cerimônia aconteceu em sessão solene às 17h, no Plenário da Câmara Municipal de São João del-Rei, com transmissão pelo facebook do Legislativo.


A homenagem a Dom Gil Antônio Moreira foi proposta pelo vereador Igor Sandim Gonzaga, do Podemos. Na justificativa, ele destacou o reconhecimento aos “serviços prestados por Dom Gil que são de relevante valor para toda a sociedade”. Ela foi aprovada pelos vereadores de São João del-Rei na reunião extraordinária no dia 11 de abril. Além do Arcebispo, outras seis pessoas serão agraciadas com a honraria. Confira a lista abaixo.



“Mais uma vez, São João del-Rei enche meu coração de satisfação", disse Dom Gil antônio Moreira ao receber a Medalha Tancredo Neves


Em discurso na sessão solene, no plenário legislativo da cidade histórica, o Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira agradeceu ao vereador Igor Sandim Gonzaga, do Podemos, que indicou o nome dele para ser agraciado. Ele disse que a homenagem o deixou muito feliz, como representante do trabalho realizado pela Igreja Católica.


O Arcebispo destacou a admiração que sente por São João del-Rei, o que, segundo ele, torna ainda mais importante a homenagem que recebeu.


Em trechos do discurso, Dom Gil Antônio Moreira ressaltou a vivência católica ao longo da vida do presidente Tancredo Neves, que batiza a medalha concedida ao Arcebispo Metropolitano.

Estiveram acompanhando o Arcebispo Dom Gil na sessão solene, o Bispo da Diocese de São João del-Rei, Dom José Eudes; o Bispo Emérito, Dom Waldemar Chaves de Araújo; Monsenhor Geraldo Magela e Padre Renato Alves Rodrigues.


Dom Gil Antônio Moreira


O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, tem 71 anos e comemorou em março 13 anos da posse na Arquidiocese de Juiz de Fora. Ele é o Metropolita da Província Eclesiástica, que tem sede em Juiz de Fora e é composta pelas dioceses de Leopoldina e São João del-Rei.


Dom Gil também é bispo referencial da Comissão Episcopal para Comunicação e Cultura do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Vice-Presidente da Comissão de Bens Culturais da Igreja, Também no Regional, é o bispo indicado pela CNBB como Assistente Espiritual Nacional do Terço dos Homens.


Medalha Presidente Tancredo de Almeida Neves


De acordo com informações da Câmara Municipal de São João del-Rei, a Medalha Presidente Tancredo de Almeida Neves foi criada em 8 de novembro de 1984. O objetivo é condecorar cidadãos que prestaram relevantes serviços pela defesa da preservação dos Direitos Humanos.


Cada parlamentar pode indicar um homenageado para a cerimônia, que é realizada uma vez por ano, geralmente perto do dia 21 de abril, aniversário de morte do nome do político nascido em São João del-Rei que foi ministro e presidente eleito do Brasil.


Os homenageados em 2022 são:

  • Dom Gil Antônio Moreira - Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora;

  • Franz Ventura;

  • João Geraldo de Andrade;

  • Leidiane Aparecida Gouvêa;

  • Mauro Marques Kersul;

  • Washington Fernando Rodrigues;

  • Walmiro Bosco dos Santos.


*Confira algumas fotos aqui.




43 visualizações0 comentário
bottom of page