top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dom Gil Antônio Moreira destaca importância das discussões da 59ª Assembleia da CNBB

Por Roberta Oliveira

Missa de abertura da 59ª Assembleia da CNBB foi celebrada neste domingo | Foto:Thiago Leon/Santuário Nacional

Já está em andamento a segunda etapa da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A reunião presencial será realizada até 2 de setembro no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, no interior de São Paulo.


O Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, está participando do encontro. Em entrevista à Rádio Catedral FM, ele falou sobre os temas e a importância das discussões para a Igreja Católica no Brasil.


Após a etapa virtual realizada em abril, a segunda etapa é para as votações que o Estatuto da CNBB determina que precisam ser presenciais e foram adiadas nos últimos dois anos em razão da pandemia.


Confira também:

A Missa de abertura foi celebrada na noite de domingo, 28 de agosto, pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, no Santuário Nacional.



"Quero pedir a todos que se unam a nós em oração", diz Dom Gil



Além do aprofundamento do Tema Central “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, o Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, cita alguns assuntos que devem ser discutidos nos próximos dias.


Dom Gil pede a todos que rezem pelos participantes da reunião, importante para atualizar as diretrizes da Igreja Católica no Brasil.


Segundo a CNBB, também serão feitas propostas e indicações para a elaboração das próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), rumo à consolidação na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em 2023.


Participam do evento cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja que são convidados. Apenas os bispos na ativa têm poder de voto. Atualmente, segundo dados da Secretaria Técnica da CNBB, a Igreja Católica no Brasil possui 278 circunscrições eclesiásticas, com 478 bispos, sendo 321 na ativa e outros 157 bispos eméritos.

As Missas diárias da Assembleia serão realizadas sempre às 18h, com transmissão pelas redes sociais oficiais da CNBB - @cnbbnacional ou pela TV Aparecida.



Vista panorâmica da plenária dos bispos na 59ª AG CNBB. | Foto: Adielson Agrelos – Ascom 59ª AG CNBB.

41 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page