Por Roberta Oliveira
Já está em andamento a segunda etapa da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A reunião presencial será realizada até 2 de setembro no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, no interior de São Paulo.
O Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, está participando do encontro. Em entrevista à Rádio Catedral FM, ele falou sobre os temas e a importância das discussões para a Igreja Católica no Brasil.
Após a etapa virtual realizada em abril, a segunda etapa é para as votações que o Estatuto da CNBB determina que precisam ser presenciais e foram adiadas nos últimos dois anos em razão da pandemia.
Confira também:
A Missa de abertura foi celebrada na noite de domingo, 28 de agosto, pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, no Santuário Nacional.
"Quero pedir a todos que se unam a nós em oração", diz Dom Gil
Além do aprofundamento do Tema Central “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, o Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, cita alguns assuntos que devem ser discutidos nos próximos dias.
Dom Gil pede a todos que rezem pelos participantes da reunião, importante para atualizar as diretrizes da Igreja Católica no Brasil.
Segundo a CNBB, também serão feitas propostas e indicações para a elaboração das próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), rumo à consolidação na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em 2023.
Participam do evento cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja que são convidados. Apenas os bispos na ativa têm poder de voto. Atualmente, segundo dados da Secretaria Técnica da CNBB, a Igreja Católica no Brasil possui 278 circunscrições eclesiásticas, com 478 bispos, sendo 321 na ativa e outros 157 bispos eméritos.
As Missas diárias da Assembleia serão realizadas sempre às 18h, com transmissão pelas redes sociais oficiais da CNBB - @cnbbnacional ou pela TV Aparecida.
Comments