Desastres climáticos ligados à chuva triplicam no Brasil
- Radio Catedral

- 3 de jul.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral com Agência Brasil

Um novo relatório da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) acende um alerta sobre o aumento expressivo de desastres relacionados às chuvas no Brasil.
Segundo o estudo, o país registrou 7.539 eventos climáticos extremos causados por chuvas entre 2020 e 2023 — número três vezes maior que toda a década de 1990. Esses eventos incluem enxurradas, inundações, temporais e deslizamentos de solo, com maior concentração nas regiões Sul e Sudeste. O levantamento faz parte da série Brasil em
Transformação e foi coordenado pelo programa Maré de Ciência, da Unifesp, com base em dados do Ministério da Integração e do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.
Segundo o estudo, mais de 83% das cidades brasileiras já enfrentaram algum tipo de desastre climático ligado à chuva. Além das perdas materiais, como casas e infraestrutura, o impacto se estende à saúde física e mental das populações atingidas.
O relatório também ressalta que as mudanças no clima brasileiro estão ligadas ao aquecimento global e aos efeitos sobre regiões como a Antártica, que influenciam diretamente as frentes frias que regulam o regime de chuvas no país.









Comentários