top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dermatologista explica sobre o câncer de pele

Por Fabíola Castro

*Foto: SBD.

O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado de células que compõem a pele. Elas se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo da doença. O câncer de pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas.


Neste mês é realizada a campanha Dezembro Laranja que é organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desde 1999 e em 2022 tem como lema “Não espere até sentir na pele”. Depois de dois anos de pandemia, segundo dados da SBD, mais de 17 mil casos de câncer de pele deixaram de ser diagnosticados no auge dos casos da Covid-19, entre 2020 e 2021, afetando sobretudo a população com mais de 60 anos.


Na semana passada, na quinta-feira, 1º, a Dermatologista, Dra Shirley Gamonal, em entrevista para o quadro "Bendita Saúde" falou sobre o mutirão de atendimentos e prevenção aos casos de câncer de pele que foi realizado no último sábado, 3, no Hospital Universitário (HU-UFJF) da Universidade Federal de Juiz de Fora.


Confira:


Nesta terça-feira, 6, a dermatologista também no quadro "Bendita Saúde" explicou sobre a doença destacando a importância da prevenção, dos cuidados com a pele e também do diagnóstico precoce da doença.


Confira:

O que é o câncer de pele? É uma doença que atinge a muitas pessoas?


Quais as causas desse tipo de câncer? Como ele se desenvolve?


O que observar que possa levar a pessoa a desconfiar de um possível câncer de pele? Quais sintomas podem surgir? Como identificar?


Além deste mais comum que a senhora citou, o câncer de pele pode se apresentar ainda de outras formas?


E existe ainda uma forma mais grave do câncer de pele?


As pintas, então, precisam ser investigadas e avaliadas pelo dermatologista?


E os fatores de risco para o câncer de pele, quais são?


Como é o tratamento? E quanto mais cedo for descoberto melhor?


A prevenção ao câncer de pele também é muito importante, atitudes que devemos ter ao longo da vida para proteger esse órgão tão exposto do nosso corpo que é a pele. E o que fazer para prevenir?


E o fator do filtro solar, qual o ideal para proteção?


Outros itens além do protetor solar também são importantes?


Tem produtos que podem queimar a pele, como utilizar plantas para bronzeamento. Isso pode ser perigoso? Receitas caseiras devem ser evitadas?



22 visualizações0 comentário
bottom of page