top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

HU e HMTJ realizam mutirões de atendimento e prevenção ao câncer de pele

Ações acontecem neste sábado, 3 de dezembro.


Por Fabíola Castro

Imagem: Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O Dezembro Laranja é uma campanha anual de prevenção ao câncer de pele. Logo no início do mês, em todo o país acontecem mutirões que oferecem atendimento gratuito e informações quanto à importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença. O Hospital Universitário (HU-UFJF, sob gestão da Ebserh) da Universidade Federal de Juiz de Fora e a Maternidade Terezinha de Jesus (HMTJ) realizam ações neste sábado, dia 3.


O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado de células que compõem a pele. Elas se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. A doença pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas.


Mutirão no Hospital Universitário (HU Dom Bosco)


A dermatologista e coordenadora do mutirão no HU, Dra Shirley Gamonal, explica sobre a ação.


Confira:


O Dezembro Laranja tem como objetivo alertar sobre o câncer de pele e haverá um mutirão de informação e prevenção neste fim de semana em Juiz de Fora?


Como acontecem os atendimentos durante o mutirão?



A campanha Dezembro Laranja neste ano tem como mote “Não espere até sentir na pele”, reforçando a importância da prevenção e diagnóstico precoce?


“Não espere até sentir na pele”, é muito melhor e mais importante prevenir do que ter que remediar?


Qual a sua mensagem final, as suas considerações?


Atendimentos e campanha de conscientização sobre o câncer de pele no HMTJ


Assim como no HU, neste sábado, dia, 3, no Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus (HTMJ), em Juiz de Fora, ocorrerá também a campanha anual de conscientização sobre o câncer de pele. No ambulatório de Dermatologia, médicos e residentes farão o exame clínico da pele na procura de lesões suspeitas. É mais um local de atendimento gratuito para a população, nesse contexto da campanha Dezembro Laranja.


A Dermatologista, Dra. Mônica de Albuquerque, fala sobre a iniciativa na Maternidade.


Reforçando as ações do Dezembro Laranja em Juiz de Fora: as pessoas interessadas em participar do mutirão de prevenção ao câncer de pele podem se dirigir ao HU Dom Bosco, no sábado, dia 3, entre 8h e 17h. Lembrando das provas do Pism que acontecem à tarde e o trânsito pode ficar mais complicado. O HU/CAS fica na Av. Eugênio do Nascimento, s/n - Dom Bosco.


A iniciativa acontece também na Maternidade, a partir das 8h. É recomendado que se chegue cedo por conta das fichas. O HMTJ fica na Rua Dr. Dirceu de Andrade, 33 - São Mateus.


Dezembro Laranja


A campanha é organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desde 1999 e já beneficiou mais de 600 mil pessoas. O mote este ano é “Não espere até sentir na pele”. A iniciativa ganha um novo fôlego com a retomada dos mutirões gratuitos à população para identificar casos novos da doença, já que a pandemia de Covid-19 interrompeu esse trabalho. Por isso, mais importante ainda a ação neste ano de 2022. Mais de 17 mil casos de câncer de pele deixaram de ser diagnosticados no auge da pandemia, entre 2020 e 2021, afetando sobretudo a população com mais de 60 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).


Além dos atendimentos, a campanha ganha força nas redes sociais da entidade. Durante todo o mês de dezembro, serão publicados cards, vídeos e motions explicativos sobre o câncer e a importância de procurar um médico dermatologista em caso de aparecimento de mancha ou lesão suspeita. Você também pode ser um multiplicador dessa informação, a realização deste mutirão, além da campanha Dezembro Laranja.




*Vídeo: Sociedade Brasileira de Dermatologia.

20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page