Por Roberta Oliveira
O Menino Jesus, recém-nascido, em uma manjedoura cercado por São José e a Virgem Maria e por animais em um estábulo. Neste período do ano, muitas pessoas já montaram ou estão montando o presépio.
E esta tradição, presente em casas, igrejas e outros locais, foi iniciada no século 13 por São Francisco de Assis, a partir do desejo de contemplar a cena da natividade de Cristo.
Para saber mais detalhes, o Jornal Boa Nova entrevistou o Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro Monte Castelo, Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles.
Confira também:
"Quero lembrar o Menino que nasceu em Belém"
O Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro Monte Castelo, Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFMConv., nos conta como São Francisco teve a inspiração que deu origem ao primeiro presépio.
Frei Carlos Charles explicou que a iniciativa de São Francisco desencadeou uma grande alegria não apenas no santo, mas a todos da comunidade que o viram exposto.
Por intermédio de São Francisco, o Menino Jesus ressuscitou em muitos corações
Em seguida, ainda de acordo com o biógrafo, São Francisco reforçou em pregação às pessoas a devoção ao Jesus Menino.
Frei Carlos Charles comenta que a iniciativa de São Francisco reacendeu nos corações o amor ao Menino Jesus e trouxe milagres a todos que visitaram e ouviram a pregação ao lado do primeiro presépio.
"Onde os animais tinham comido o feno, passaram os homens a se alimentar para a salvação da alma"
O local do primeiro presépio se tornou um templo de Deus consagrado a São Francisco, unindo dois aspectos intensos da vida dele - a devoção a Jesus e o amor aos animais - como um convite para sempre estarmos no caminho e a serviço de Deus, como diz Frei Carlos Charles.
Por isso, Frei Carlos Charles lembra que quando você, amiga e amigo ouvinte monta em sua casa a cena do nascimento de Jesus Cristo, está seguindo o exemplo de São Francisco.
Comments