top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Cuidados com o coração no inverno

Atualizado: 27 de jul. de 2021

Por Fabíola Castro

*Foto: Site Instituto do Coração de Passo Fundo.

A incidência de problemas cardíacos durante o inverno aumenta. Com o frio, o funcionamento do organismo faz com que o sistema cardiovascular fique sobrecarregado e precise trabalhar mais para manter o equilíbrio térmico. Isso acontece, pois os vasos sanguíneos tendem a se contrair e, com menos espaço para o sangue circular nas veias e artérias, ocorre um aumento de pressão arterial.


Outras situações como a ausência de atividades físicas, a falta de hidratação e a alimentação incorreta são fatores que contribuem para esses problemas com a saúde. Os cuidados precisam ser redobrados.


O Cardiologista, Dr. Guilherme Porto de Paula, fala sobre os cuidados que devem ser tomados.


Por que nessa estação do ano, o inverno, a incidência de problemas cardíacos aumenta?


Quais os cuidados devem ser tomados nesse período do inverno com a saúde?


No inverno, é preciso mais cuidados e atenção com as crianças e idosos?


O senhor falou da importância da atualização do cartão vacinal. Nesse período do inverno é oferecida à população a vacina da gripe e é importante não deixar de se imunizar, mais uma forma de proteção à saúde?


As atividades físicas são aliadas para uma boa saúde e devem ser mantidas no período do inverno?


Falando de saúde no geral e também de cuidados com o coração no inverno, é necessário, principalmente aquelas pessoas com algum histórico de doenças, na família, por exemplo, que consultem o médico periodicamente, para exames regulares e certificação de que está tudo bem com a saúde?


Durante o inverno, as pessoas tendem a se exercitar menos e como destacou o cardiologista, Dr. Guilherme de Paula, não é preciso interromper as atividades, apenas se atentar aos cuidados necessários nesse período. As pessoas ingerem menos líquidos e consomem alimentos mais gordurosos e calóricos, hábitos que também aumentam os riscos de doenças do sistema cardiovascular. É preciso ter atenção com tudo isso, inclusive, em outra entrevista, conversamos com uma médica nutróloga que falou sobre a alimentação no inverno. Confira aqui.


Enfim, nesta ou em qualquer época do ano, as pessoas devem procurar ter hábitos de vida saudáveis. Isso é qualidade de vida!


9 visualizações0 comentário
bottom of page