top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Alimentação no inverno: confira as dicas de médica nutróloga

Atualizado: 21 de jul. de 2021

Por Fabíola Castro

Foto: Brasil Escola.

Durante o inverno aumenta a sua vontade de consumir alimentos calóricos e gordurosos?​​

Normalmente, há sim uma vontade maior de comer esses tipos de alimentos. No frio nosso corpo gasta mais energia para se manter aquecido, necessitando assim de maior quantidade de calorias. Entretanto, não é necessário mudar a alimentação porque o frio chegou. É sim, importante, nos dias frios cuidar da alimentação para não cometer exageros alimentares que podem ser prejudiciais à saúde!


A Médica Nutróloga, Dra. Alice Amaral, dá dicas de uma alimentação mais saudável para o inverno, de alimentos mais nutritivos e que aquecem nos dias frios. Confira na entrevista:


Com o frio o organismo gasta mais energia para se manter aquecido e assim temos a necessidade de ter mais atenção com a alimentação? Sentimos mais fome?


O frio reduz a capacidade de defesa do nosso organismo? Pode ocorrer uma diminuição da imunidade?


Em tempos de pandemia da Covid-19, cuidar da imunidade é importante?


Apesar do frio, mesmo se não houver muita vontade, é preciso não esquecer de ingerir líquidos, principalmente a água?



O que podemos incluir na alimentação diária nesse tempo de inverno?


E à noite, o que seria mais recomendado incluir ou evitar na alimentação?



Às vezes é comum se buscar alimentos mais fáceis e práticos, rápidos de serem preparados, que nem sempre são bons e podem causar malefícios à saúde?


Existe um tripé da saúde pra que tenhamos uma melhor qualidade de vida?


O desenvolvimento de hábitos saudáveis pode ser com atitudes individuais ou em família também? Como pelo exemplo, criar nas crianças desde pequenas o gosto pela comida de fato nutritiva?


Devemos procurar sempre uma alimentação saudável e balanceada ao longo de todo ano, independentemente da estação. Mas, devemos redobrar os cuidados quando percebemos exageros que podem ser prejudiciais. Ninguém precisa buscar por coisas mirabolantes ou pratos sofisticados para se ter uma boa alimentação. Como a Dra. Alice Amaral disse, na entrevista, comer comida de verdade! Abrir menos pacotinhos de comidas prontas e descascar mais os alimentos naturais para serem preparados! E de tudo isso, da necessidade de uma boa alimentação para uma boa saúde, que todo mundo possa ter comida boa na sua mesa! É um direito de todos!

9 visualizações0 comentário
bottom of page