top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Cuidados com as crianças em casa para evitar acidentes

Por Fabíola Castro

*Foto do site maeparasempre.com.

Dois casos recentes em Minas Gerais levaram um bebê de 11 meses e um menino de 10 anos à morte. No primeiro caso acontecido em Senador Cortes, na Zona da Mata, a suspeita é que o neném tenha sufocado enquanto dormia com uma “naninha” – um paninho ou fraldinha - e foi encontrado desacordado pela manhã. Levado para atendimento em um posto médico pela mãe a morte foi confirmada. Segundo a Polícia Civil a perícia esteve na casa e o caso seria investigado na delegacia de Mar de Espanha.


Já uma criança de 10 anos de Barbacena, no Campo das Vertentes, morreu após se engasgar com uma bolinha de plástico. Ele foi socorrido pelos pais até o hospital com quadro de asfixia e já em parada cardiorrespiratória. Ele teve morte cerebral e os órgãos foram doados pela família.


São dois casos que envolvem a segurança de bebês e crianças no dia a dia de casa. Por isso, nesta terça-feira (9) conversamos com a médica pediatra, Dra. Patrícia Brandão para trazer um alerta e dicas de cuidados aos pais e responsáveis.


Boa tarde, Dra Patrícia!



No caso do bebê, a suspeita é que ele tenha sufocado enquanto dormia com uma “naninha”, que é um paninho, uma fraldinha que muitos nenéns usam para dormir. Qual o perigo do uso desses itens por bebês? Eles podem ser usados ou devem ser evitados?



Para evitar esses casos de sufocamento, como o bebê deve ser colocado para dormir?



Dormir na cama dos pais é recomendado para os bebês?



Já no caso do menino de 10 anos, ele morreu após se engasgar com uma bolinha de plástico conhecida como “pula-pula”. Qual o perigo desses objetos pequenos para as crianças e, não só as crianças menores, as maiores também podem se acidentar com eles? E como deve ser o cuidado dos pais ou responsáveis com as crianças quanto a esses brinquedos e objetos pequenos?



Estamos em período de férias de escolares e já falamos sobre o perigo do sufocamento e engasgo, mas todo cuidado é pouco com as crianças em casa. Como os pais devem ficar atentos para evitar acidentes, quais os mais comuns?



Quais dicas você daria para que as crianças brinquem e se divirtam, se distraiam em segurança?



Para finalizar, como reforçar então os cuidados com as crianças e já aproveitando para agradecer a sua disponibilidade e participação no nosso quadro Bendita Saúde!




Como a pediatra disse, criança precisa ser livre para brincar, mas todo cuidado é pouco e num piscar de olhos um acidente pode acontecer. Pode não ser fácil, mas principalmente nessa época de férias, de mais tempo livre, usar a criatividade com brincadeiras saudáveis e seguras e, uma boa opção, também como lembrou Dra. Patrícia, são as colônias de férias, algumas oferecidas em Juiz de Fora de forma gratuita. Sempre trazemos nos nossos noticiários algumas opções e deixamos em nosso site também.



Confira também:



1 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page