Por Fabíola Castro
O engasgo é um episódio em que a passagem de ar ou alimentos é bloqueada na garganta, causando dificuldade respiratória. É uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado” durante o ato de engolir. Pode ocorrer devido a alimentos mal mastigados, objetos estranhos ou problemas de deglutição. Os engasgos podem ser potencialmente perigosos. Engasgar é um problema grave e quando repetitivo precisa ser investigado.
O Professor do curso de Enfermagem da Estácio e Doutor em Saúde Coletiva, Claudio Vitorino Pereira, entrevista para o quadro "Bendita Saúde" desta terça-feira, 7, explicou sobre o engasgo, como ele pode ocorrer, quais cuidados tomar e como socorrer uma pessoa engasgada.
Confira:
Como o engasgo é caracterizado?
O que pode causar o engasgo?
Quais os perigos do engasgo?
O engasgo pode ser um episódio esporádico que acontece com qualquer pessoa em qualquer idade? Mas, há situações em que ele pode ser recorrente?
E nesse caso de ser mais recorrente, quando o engasgo deve ser investigado? Quando procurar ajuda?
Que medidas podem prevenir o engasgo?
No caso de uma pessoa engasgada, de imediato o que deve ser feito como forma de dar os primeiros socorros?
Existem algumas manobras também que podem salvar uma pessoa engasgada?
O engasgo pode ser algo tão corriqueiro na vida cotidiana principalmente com crianças e idosos, mas pode acontecer com qualquer pessoa em qualquer momento. Ao mesmo tempo que pode ser comum, pode ser muito grave, como o professor comentou, e saber o que fazer nesses momentos seja ao dar os primeiros socorros ou ir em busca de ajuda ainda que pelo telefone com o serviço de urgência pode salvar uma vida.
Importantes informações foram compartilhadas em nosso Bendita Saúde desta terça-feira com este tema. Obrigada professor Claudio pela sua participação.
Supervisionar as crianças quanto a objetos que elas podem levar à boca e engasgar, ter tranquilidade na hora das refeições, - e isso vale para todas as pessoas -, investigar, buscar ajuda médica se esses engasgos forem frequentes, é muito importante. E claro, principalmente manter a calma e saber agir diante de uma situação assim.
Comments