top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Comitê Municipal de Combate e Enfrentamento à Dengue define ações para o início do ano em Matias Barbosa

Por Fabíola Castro

*Foto: Prefeitura de Matias Barbosa.

O Comitê Municipal de Combate e Enfrentamento à Dengue de Matias Barbosa (MG) definiu novas estratégias para contornar a situação epidemiológica no município, após um índice preocupante no último LIRAa realizado em outubro de 2023. Além disso, foram divulgados dados com os casos positivos da doença nas últimas quatro semanas e também dos casos de chikungunya e Zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt.

 

Conforme o levantamento foram 42 casos prováveis de dengue e 24 confirmados; 3 casos prováveis de chikungunya; e 3 casos prováveis de Zika e 1 confirmado.

 

Segundo o assessor de comunicação da Prefeitura de Matias Barbosa e membro do Comitê, Vinícius Ribeiro, assim como a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Departamento de Saúde do município emitiu no início do mês uma nota de alerta para a população sobre o risco de epidemia de dengue no município, principalmente no período do calor e chuvas mais intensas. 



Vinicius Ribeiro fala sobre as ações que foram traçadas em Matias Barbosa.



Ações de educação em saúde também serão realizadas, segundo Vinicius Ribeiro, para levar informações sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypt, transmissor não só da dengue, mas também da chikungunya, Zika e febre amarela, à população de Matias Barbosa.



O quarto Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023 que apresentou alto índice de infestação foi realizado em Matias Barbosa entre os dias 24 a 27 de outubro de 2023.


Confira também:

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page