top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

4º LIRAa em Matias Barbosa aponta alto risco de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti

Por Rádio Catedral

*Foto: Prefeitura de Matias Barbosa.

O Departamento de Saúde da Prefeitura de Matias Barbosa divulgou nesta quarta-feira, 8, o resultado do 4º Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa) de 2023. A ação foi realizada de 24 a 27 de outubro e o levantamento teve como resultado 4,8%, que representa alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela.


Conforme divulgado pelo município, embora o clima seja um dos fatores que contribuam para a proliferação do mosquito, o setor de Epidemiologia aponta a descontinuidade das práticas de vistoria periódica que deveriam ser realizadas pelos moradores em suas residências como contribuição para o aumento no índice. Diante disso, a orientação é que, com apenas 10 minutos por semana é possível vistoriar e identificar possíveis criadouros do mosquito.


Vistorias para o LIRAa


Foram vistoriados 167 imóveis: residências, comércios, terrenos baldios entre outros espaços. A equipe encontrou 16 focos, sendo 8 positivos para o mosquito Aedes Aegypti.


Foram encontrados 3 focos no Centro, 2 no bairro Nova Cidade, 2 no Nossa Senhora da Penha e 1 no Maria Célia. Segundo os agentes de endemias, todos os focos festavam dentro das residências, em bebedouros de aves, vasos de plantas (pratinhos), manilhas, entre outros espaços.


A Prefeitura do município informou que a equipe de endemias segue em atividade com ações educativas e visitas aos locais onde foram encontrados os focos positivos. Além disso, outras ações estão sendo organizadas para o enfrentamento a dengue em Matias Barbosa.


O coordenador dos agentes de endemias, Gil Marques, fala sobre o resultado do LIRAa, que é preocupante, e destaca a necessidade do empenho também da população em eliminar os focos do mosquito.


17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page