top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Começam obras do novo viaduto da Rua Benjamin Constant no Centro de Juiz de Fora

Por Rádio Catedral

Arte divulgada pela Prefeitura mostra como ficará a Rua Benjamin Constant após a obra

Começa nesta segunda-feira, 15, a construção do viaduto da Rua Benjamin Constant. De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora, uma das maiores intervenções viárias da história da cidade, além de proporcionar ligação mais rápida entre a região Leste e o Centro, vai garantir maior fluidez para o trânsito da área central.


As equipes de engenharia iniciam os trabalhos com a montagem do canteiro de obras. Também será iniciado o serviço de sondagem do terreno, que consiste em uma análise do local onde será realizada a obra, por meio de uma amostragem do solo. Serão feitos ensaios específicos de campo que ajudam a caracterização do terreno, identificando informações importantes para o desenvolvimento da obra.

Sobre a obra


A assinatura do contrato da Prefeitura de Juiz de Fora com a empresa ganhadora do certame, e Marco XX Construções Ltda, ocorreu no dia 18 de abril. Ela está orçada em R$ 17.688.442,84, recursos de convênio firmado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em 2011, para as obras de transposição rodoferroviária.


A empresa terá 12 meses para construir um elevado com extensão de 360 metros e uma alça de acesso à Avenida Francisco Bernardino. O objetivo é eliminar da rota dos motoristas a passagem de nível na Rua Benjamin Constant, para ofertar um melhor fluxo viário.


Mudanças no trânsito


Por causa do começo das obras do Viaduto da Rua Benjamin Constant, haverá mudanças de trânsito na região.


A travessia da linha férrea no cruzamento com a Avenida Francisco Bernardino será totalmente interditada para veículos. As obras ocupam a via após a Rua Professor Oswaldo Veloso.


A Rua José Calil Ahouagi terá trânsito permitido apenas para veículos pequenos no lado direito, em direção à Rua Deputado Oliveira Souza. O acesso para o lado esquerdo da via será fechado, com entrada somente pela Avenida Brasil. Neste trecho, a José Calil Ahouagi terá circulação em mão dupla e o estacionamento proibido em toda a extensão.


Para acessar o Centro, quem vem do bairro Vitorino Braga deve transpor a ponte da Rua Benjamin Constant, seguir pela margem direita da Avenida Brasil e o Viaduto Augusto Franco.


Para a ligação com outros bairros, como o Morro da Glória, há a possibilidade dos condutores seguirem pela Avenida Brasil até a ponte do bairro Manoel Honório, convergindo na Avenida Rio Branco para chegar à Avenida dos Andradas.


A orientação da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) é que os motoristas evitem ir ao Centro em veículos particulares, priorizando o transporte coletivo.

Por causa da obra, há previsão de muitas retenções nas ruas próximas na região, com impactos maiores de congestionamentos na Avenida Brasil, Avenida Itamar Franco, Avenida Francisco Bernardino, Avenida Getúlio Vargas e ruas como São Sebastião, Floriano Peixoto, Marechal Deodoro, Halfeld e Santa Rita.

Alterações no transporte coletivo


Haverá também mudanças no trajeto dos ônibus urbanos. As linhas 400, 413, 416, 420, 423, 425, 426, 427, 428, 429, 435 e 436 passam a realizar o seguinte itinerário no sentido Bairro/Centro:


“…Av. Garibaldi Campinhos, Rua Benjamin Constant, margem direita da Avenida Brasil, Viaduto Augusto Franco, Alça Radialista José Maria de Barros, Rua Angelo Falci, Av. Francisco Bernardino, Rua São Sebastião e Av. Getúlio Vargas”.


O ponto de ônibus da Rua Benjamin Constant, 570, em frente ao supermercado, será desativado.

49 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page