top of page

Chuva extrema causa danos e transtornos em Juiz de Fora

  • Foto do escritor: Silvia Carvalho
    Silvia Carvalho
  • há 31 minutos
  • 4 min de leitura

Por Rádio Catedral

Erosão na Rua Professor Francisco Faria interditou acesso entre Bairu e Bonfim Foto: PJF/Redes Sociais
Erosão na Rua Professor Francisco Faria interditou acesso entre Bairu e Bonfim Foto: PJF/Redes Sociais

Juiz de Fora amanhece nesta terça (16) sob limpeza, contagem de danos e lidando com os transtornos causado pela chuva extrema que atingiu o município entre a tarde e a noite de segunda (15).


De acordo com os pluviômetros do Cemaden, em 2h: 110,33 mm no bairro Linhares; no bairro Santa Rita, 104,2 mm; no Centro, 97,39mm; no bairro Grama, 81,97 mm; Represa 80,42 mm; no São Judas Tadeu 79,86 mm, e no bairro Filgueiras o pluviômetro já contabilizou 71,23mm.


Para efeito de comparação, a média de chuva para todo mês de dezembro é de 310,4 mm. Nesta segunda, foram 110 mm, na região leste, sendo 97 mm em apenas 1h. Esse grande volume registrado em curto espaço de tempo corresponde a cerca de um terço de toda a chuva esperada para o mês. Por isso, a situação foi classificada como chuva extrema. O Rio Paraibuna subiu 2m, alcançando 3,2 metros, no entanto, não houve pontos de transbordamento. Os córregos Humaitá e Ribeirão das Rosas saíram das calhas, causando alagamento e interdições em ruas dos bairros Industrial e Vila das Rosas, respectivamente.


Agora de manhã a Defesa Civil atendeu 70 ocorrências. No balanço divulgado até 22h pela Defesa Civil, foram 51 ocorrências: 31 na Zona Leste e seis na zona Sudeste e no Centro. A maioria, 32, foi registro de alagamento.


Os Bombeiros destacaram que não mortos, feridos nem desaparecidos registrados após a chuva.


De acordo com a Defesa Civil, Juiz de Fora segue sob alerta de chuvas intensas até as 10h desta manhã. Já o Inmet mantém o alerta de perigo e de perigo potencial de chuvas intensas até quarta (17)


A Defesa Civil orienta que a população evite áreas com histórico de alagamentos e permaneça atenta a sinais que possam indicar risco de deslizamentos, como trincas, rachaduras, deformações em estruturas e dificuldade para abrir portas e janelas.


A Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, SMU e outros setores monitoram a cidade em tempo real. Em caso de Emergência, se afastar do local de perigo e acionar a subsecretria no 199 e os bombeiros no 193.


Ocorrências de destaque:

Na ligação entre os Bairros Bairu e Bonfim, o córrego canalizado e com curso de água coberto não aguentou a vazão e se rompeu. Uma cratera foi aberta na Rua Francisco Faria, um carro caiu no buraco e uma casa teve desabamento parcial da estrutura. Equipes dos Bombeiros conseguiram retirar os moradores da casa e levá-los para um local seguro. No carro, não havia ninguém.

Os Bombeiros resgataram nove pessoas que estavam ilhadas no Vitorino Braga e uma família no Linhares. Todos foram levados para locais seguros. Na madrugada desta terça (16), os Bombeiros atenderam a um chamado de um risco de explosão causado por vazamento de GLP, na Rua Diva Garcia, bairro Linhares No local, as equipes localizaram e estancaram o vazamento em dois botijões de gás de cozinha que, por conta da invasão das águas nas residências, soltaram a mangueira e houve o início do vazamento nas válvulas que se encontravam abertas.


Mergulhão e orientações de trânsito

Um dos pontos críticos foi o Mergulhão, que foi interditado por causa do acúmulo de água. De acordo com os Bombeiros, mesmo com sinalização, motoristas que furaram o bloqueio e foram obrigados a abandonar os carros que foram tomados pelas águas.


De acordo com a Prefeitura, o volume excepcional de chuva que causou o alagamento no Mergulhão, agravado porque a água invadiu a casa de bombas e causando problemas em duas delas. No Centro, por exemplo, foram registrados 89 milímetros de chuva em 1h. Um volume dessa magnitude ultrapassa a capacidade de qualquer sistema de drenagem urbana, independentemente do funcionamento das bombas.


O Mergulhão segue fechado para o trânsito. Os itinerários alternativos são:


  • sentido Centro-Manoel Honório: desvio pela Avenida dos Andradas;

  • sentido Manoel Honório – Centro: seguem pela Brasil, até a Benjamin Constant, atravessam o viaduto Roza Cabinda e acessam a Rio Branco


O Consórcio Via JF destacou em nota na segunda quase às 23h que as linhas estavam sendo retomadas gradualmente conforme a melhora das condições climáticas e das condições de tráfego. Nesta terça, a soltura da madrugada saiu com atraso. Praticamente todas as linhas estão em operação e o atendimento está fluindo conforme as interdições ainda em andamento no pós-chuva.


A Secretaria de Mobilidade Urbana estão explicou que os agentes de trânsito prestam apoio em diversos pontos da cidade para garantir a fluidez e a segurança do tráfego nos seguintes locais:

  • Rua Diva Garcia, no Linhares

  • Rua Barão do Retiro, no Bonfim

  • Rua Agassis, no Mariano Procópio

  • Rua Silva Jardim, no Centro

  • Avenida Brasil, na altura do Viaduto Hélio Fadel, no Centro

  • Avenida dos Andradas, no Morro da Glória

  • Rua Floriano Peixoto com Avenida Barão do Rio Branco, no Centro

  • Jardim do Sol

  • ⁠Rua Marechal Setembrino de Carvalho, Ladeira

  • Avenida Juiz de Fora, Grama

  • Rua Agassis, Mariano Procópio

  • Rua Silva Jardim, Centro


Conforme a Prefeitura, de acordo com dados do painel do Waze, o trânsito está bem intenso em Juiz de Fora, principalmente na região Central. Na Avenida Brasil, o tempo de deslocamento está até 9 vezes maior que o habitual: um trajeto que normalmente leva cerca de 4 minutos pode chegar a 37 minutos. Porcentagens de intensidade do trânsito na cidade:


25% das vias com trânsito fora do normal

6% com trânsito lento

2% com trânsito moderado


Equipes do Demlurb

Entre segunda (15) e terça (16), as equipes do Demlurb atuam

Monitoramento

* Mergulhão: local monitorado, aguardando abaixar o volume d’água


Desobstrução de vias

* Rua Diva Garcia, sentido Linhares

* Rua Maria Gonçalves Torres, Bairro de Lourdes

* Bairro Vitorino Braga


Lavação

* Avenida Rio Branco, altura do Alto dos Passos: lavação e limpeza de resíduos das grades dos bueiros

* Rua Jesus de Oliveira, Bairro Vitorino Braga


Raspagem e retirada de barro

* Rua Odilon Braga, Linhares

* Rua do Monte, Bairro Vitorino Braga

* Rua Belmiro Braga, Alto dos Passos


Recolhimento de resíduos

* Bairro Vitorino Braga












© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page