Por Roberta Oliveira
Em Juiz de Fora, uma cerimônia na Prefeitura marcou o início da coleta do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Realizado a cada 10 anos, o Censo estava originalmente previsto para 2020, mas foi suspenso por causa da pandemia. Seria realizado em 2021, mas foi adiado por 2022 por causa de cortes orçamentários.
O Executivo manifestou apoio à realização do levantamento. Nos próximos três meses, os recenseadores vão visitar as casas para a coleta dos dados no município dentro do trabalho nacional.
A prefeita Margarida Salomão foi a primeira pessoa na cidade a responder às perguntas do Censo Demográfico 2022.
A coordenadora do IBGE em Juiz de Fora, Ana Cândida Gontijo de Paula, lembrou que o levantamento deste ano vai atualizar os dados coletados no último censo em 2010.
A estimativa é que cerca de 187 mil domicílios na cidade sejam visitados. A população estimada em 2021 em Juiz de Fora é de 577 mil habitantes. Serão utilizados dois tipos de questionário: o básico e o da amostra. O básico tem 26 questões e será aplicado em todas as entrevistas, para investigar as principais características dos moradores e das moradias.
Já o segundo questionário será aplicado somente em algumas residências selecionadas, contando com 77 perguntas que versam sobre temas específicos, como características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo. Na cidade, 5% das residências serão selecionadas para responderem o questionário de amostra.
Como reconhecer os recenseadores do IBGE
Os recenseadores do IBGE estarão caracterizados com uniforme próprio, além de trajar crachá com foto e com um QR Code, que permite conferir a autenticidade da credencial no site do IBGE. Em caso de dúvidas, é possível ligar para o número 0800 721 8181.
Comments