top of page

Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais, são reconhecidas como Patrimônio Mundial Natural da UNESCO

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 14 de jul.
  • 1 min de leitura

Por Rádio Catedral, com Agência Brasil


Vista da Gruta do Janelão e a Perna da Bailarina ao fundo, no Cânion do Peruaçu - Foto: Ataliba Coelho
Vista da Gruta do Janelão e a Perna da Bailarina ao fundo, no Cânion do Peruaçu - Foto: Ataliba Coelho

O Brasil acaba de ganhar mais um importante reconhecimento internacional: o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, localizado no norte de Minas Gerais, foi oficialmente declarado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. A decisão foi anunciada neste domingo, dia 13, durante a 47ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Paris.


O título é motivo de orgulho para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio, que celebra a inclusão do Peruaçu na seleta lista de sítios de valor universal excepcional. Segundo o órgão, o parque se destaca por sua impressionante combinação de relevância geológica, arqueológica, ecológica e paisagística.


O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu abriga mais de 200 cavernas catalogadas, pinturas rupestres e vestígios humanos com até 12 mil anos. A biodiversidade do local também é um destaque, reunindo espécies da Mata Atlântica, do Cerrado e da Caatinga; um verdadeiro mosaico natural que representa a riqueza do território brasileiro.


Ainda segundo o ICMBio, esse é o primeiro Patrimônio Mundial Natural localizado em Minas Gerais e representa um passo importante para o fortalecimento do ecoturismo, da pesquisa científica e da economia local. O reconhecimento também abre novas portas para o turismo de base comunitária e a inclusão social nas comunidades vizinhas ao parque.

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page