top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Catequese continua trabalho de evangelização mesmo à distância

Por Fabíola Castro

*Foto: Portal Paróquias

Com a pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, muita coisa mudou no mundo todo. As pessoas precisaram se adaptar nos mais diversos setores, comunidades e até mesmo em casa. Na Igreja, os grupos e movimentos se adaptaram, usando a criatividade e a internet para se fazerem próximos e presentes mesmo à distância. A catequese foi uma das pastorais que tiveram seus encontros, em sua maioria semanais, suspensos por conta da necessidade do distanciamento social.

Em Juiz de Fora, catequistas têm encontrado nas redes sociais, nos aplicativos de mensagens e de videoconferências, aliados para continuar o processo de evangelização.


A catequista da Paróquia Nossa Senhora da Glória, Grasiele Almeida Simas, conta como eles têm feito nesse momento de distanciamento.

Para a catequista Grasiele é muito importante se fazer presente, fortalecer os vínculos.

O contato, ainda que virtual, segundo a catequista Grasiele, ajuda também na criação de histórias, de momentos que serão importantes também para quando as atividades presenciais puderem retornar.

Também na Paróquia Cristo Rei, do Bairro Jardim do Sol, a catequese tanto com as crianças quanto com os adultos precisou se adaptar. Segundo a catequista Jéssica Reis, a ideia para prender a atenção das crianças foi criar vídeos com temas infantis.

Já para a catequese com os adultos, os vídeos são gravados com o pároco, Padre Cássio Barbosa.

Para a catequista Jéssica Reis levar a evangelização da catequese por meio das redes sociais, da internet, principalmente para as crianças, faz com que elas se mantenham interessadas e sempre aprendendo sobre a fé católica.

As atividades da catequese da Igreja da Glória podem ser seguidas através do Instagram @catequeseinfantilgloria.


Os vídeos da Catequese para crianças, assim como os da catequese para adultos com Padre Cássio, podem ser conferidos no YouTube Paróquia Cristo Rei Juiz de Fora.



72 visualizações0 comentário
bottom of page