top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Campanha acrescenta quase 2 mil livros ao acervo da Biblioteca Municipal Murilo Mendes em JF

Por Roberta Oliveira

Alguns dos livros doados à Biblioteca Municipal Murilo Mendes Foto: Divulgação

Os moradores de Juiz de Fora capricharam nos presentes pelos 125 anos da Biblioteca Municipal Murilo Mendes. A campanha de aniversário “Esse acervo é meu também!”que incentivou doação para a instituição terminou com um balanço bastante positivo: quase dois mil novos livros no acervo.


De acordo com Ricardo Martins, assessor da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, resultado demonstra a relação afetiva da população com a instituição.


Parte dos novos integrantes do acervo já pode ser vista nas vitrines expositivas instaladas na recepção da Murilo Mendes. Ricardo Martins reforça que uma das prioridades do município é sempre criar formas de incentivar a leitura e o uso dos espaços culturais na cidade.


Quem não participou da campanha, mas tem algum livro em casa, atenção: as doações para a Biblioteca Municipal Murilo Mendes ainda podem ser feitas.


Alguns dos livros doados estão em exposição na Biblioteca Municipal Murilo Mendes Foto: Divulgação

História da Biblioteca Municipal


A Biblioteca Municipal Murilo Mendes surgiu após a Câmara Municipal nomear uma comissão de vereadores em 1889 para criar uma Biblioteca Pública em Juiz de Fora.


A inauguração oficial foi em 28 de dezembro de 1897, no Palácio Barbosa Lima, atual sede do Legislativo Municipal.


Em 1982, a instituição foi batizada em homenagem ao poeta juiz-forano Murilo Mendes. Depois de passar por diversos endereços, ganhou sede própria no complexo do Mercado Municipal, ao lado do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM).

Instituição cultural mais antiga em funcionamento em Juiz de Fora, em 2022, a Biblioteca Municipal Murilo Mendes completou 125 anos, cuidando de um acervo de mais de 75 mil exemplares de livros, revistas e jornais, a disposição de estudantes e pesquisadores.



9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page