top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Biblioteca Municipal Murilo Mendes completa 125 anos como espaço transformador de cultura de JF

Por Roberta Oliveira

Biblioteca Municipal Murilo Mendes Foto: Carlos Mendonça

Nesta quarta-feira, 28 de dezembro, há uma aniversariante ilustre em Juiz de Fora. A Biblioteca Municipal Murilo Mendes comemora 125 anos de fundação – é a instituição cultural mais antiga em funcionamento no município.


Em 1889, Câmara Municipal nomeou uma comissão de vereadores para criar uma Biblioteca Pública em Juiz de Fora. O espaço foi inaugurado oficialmente em 28 de dezembro de 1897, no Palácio Barbosa Lima, atual prédio do Legislativo Municipal.


Em 1982, foi nomeada como Biblioteca Municipal Murilo Mendes, em homenagem ao poeta juiz-forano. Ao longo destes 125 anos, passou por diversos endereços até a sede atual e definitiva, no Complexo Bernardo Mascarenhas, ao lado do Mercado Municipal e do CCBM.


Espaço interno da Biblioteca Municipal Murilo Mendes Foto: Carlos Mendonça

Agente transformador de cultura


Gueminho Bernardes, Gerente do Departamento de Dinâmicas Culturais da Fundação Alfredo Ferreira Lage, que administra a Biblioteca Municipal Murilo Mendes, reforça a relevância deste espaço para a população de Juiz de Fora.


De acordo com Gueminho Bernardes, em um mundo tecnológico, a Biblioteca Municipal vai se tornar um espaço de compartilhar o conhecimento.


Gueminho Bernardes destaca as iniciativas para mostrar ao público de todas as idades a Biblioteca Municipal Murilo Mendes como um agente transformador da cultura.


Contribua com o acervo da Biblioteca Municipal


Para comemorar o aniversário, a Prefeitura de Juiz de Fora está promovendo a campanha “Esse acervo é meu também!”. O objetivo é incentivar a doação de livros de literatura em bom estado, incluindo gibis, para ampliar a coleção.


Quem quiser participar, deve levar o livro diretamente na Biblioteca Municipal Murilo Mendes, na Avenida Getúlio Vargas 200, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.


Se puder, tirar uma foto, publicar no instagram e marcar o perfil @funalfacultura. As imagens serão compartilhadas nas redes sociais da Funalfa.


Foto: Carlos Mendonça

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page