Brasil está fora do mapa da fome da ONU
- Radio Catedral

- 28 de jul.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral, com Agência Brasil

O Brasil está oficialmente fora do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, a FAO. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, dia 28 de julho, durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, em Adis Abeba, na Etiópia.
Segundo a ONU, a saída do Brasil do Mapa da Fome se deve à redução da subalimentação para menos de 2,5% da população — marca que representa uma mudança significativa em relação aos anos anteriores, especialmente após o período crítico de 2022. A média trienal 2022/2023/2024 confirmou o avanço.
O relatório divulgado pela FAO destaca o impacto de ações como o Bolsa Família, o Programa de Aquisição de Alimentos, o incentivo à agricultura familiar, o aumento da renda e do emprego formal, além da valorização do salário mínimo e da alimentação escolar.
De acordo com o governo, cerca de 24 milhões de brasileiros deixaram a condição de insegurança alimentar grave desde 2023, e quase 10 milhões saíram da extrema pobreza. O desemprego também caiu para 6,6%, o menor índice desde 2012.
Outro destaque foi o papel da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, proposta pelo Brasil durante a presidência do G20, em 2024. A iniciativa já conta com mais de 100 países e busca unir forças globais para erradicar a fome até 2030.









Comentários