• Radio Catedral

Bendita Saúde: Estresse, ansiedade, depressão e burnout

Por Fabíola Castro

Imagem: Pixabay.

Estresse, ansiedade, depressão e burnout são algumas condições que afetam a saúde mental das pessoas e são tão comuns no nosso cotidiano atualmente.


Uma pesquisa feita pela plataforma de terapia on-line OrienteMe e que ouviu mais de 16 mil profissionais revelou que os brasileiros estão com altos índices de estresse e ansiedade. Segundo o estudo, 53% dos entrevistados estão com níveis altos de estresse, 47% estão com ansiedade e 43% sofrem de depressão.


Além do estresse, da ansiedade e depressão outro problema que tem acometido muito as pessoas é a síndrome de burnout. Esses foram os temas do quadro "Bendita Saúde" desta quinta-feira (17) tratados em entrevista com a Psicóloga Clínica e Organizacional, Sandra Marotta.


Confira:


Os problemas de ordem emocional sempre existiram, mas com a pandemia eles foram potencializados?


Os problemas mais comuns, podemos dizer são, estresse, ansiedade, depressão e a síndrome de burnout? Como diferenciá-los? Vamos começar pelo estresse, como caracterizar essa condição?

Algumas situações de estresse são muito ruins, mas podem existir aquelas que não sejam tão negativas?


E o que diferencia a ansiedade?


Para a ansiedade existem algumas classificações?


A depressão, como ela se caracteriza?


E o burnout, tão comum atualmente, mas que pode ainda ser desconhecido por muitas pessoas?


E de todas essas condições que você explicou, quais sintomas podem surgir?


Como identificar, diagnosticar essas condições de saúde?


Como tratar e o que fazer para lidar com esses problemas?


Para prevenir, o que pode ser feito?


Falando também em prevenção, os cuidados com a saúde mental não precisam ser buscados somente quando a pessoa sente que precisa dessa ajuda, mas para se manter bem?


Estresse, ansiedade e depressão são problemas muito comuns ao nosso cotidiano e é preciso estar sempre atento aos sinais. Na última terça-feira (15), o "Bendita Saúde" falou sobre a prática de atividades físicas ao ar livre que faz muito bem também para a mente, e isso comprovado por pesquisas. Inclusive, na entrevista desta quinta, a psicóloga deu algumas dicas de hábitos de vida saudáveis e prazerosos que ajudam a manter a saúde mental em dia.


O outro problema que tem atingido muito as pessoas é a síndrome de burnout, muito ligada ao ambiente e trabalho, e que pode ser desconhecida por muitos. No Bendita Saúde traremos um pouco mais desse tema na próxima semana.

0 comentário