top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Atividades ao ar livre: benefícios físicos e mentais

Por Fabíola Castro

*Foto: Pixabay.

Durante esses últimos anos em que o mundo foi acometido pela pandemia muitas pessoas deixaram de se exercitar e aquelas que não queriam ficar totalmente paradas adaptaram as atividades ao ambiente de casa, nas varandas, nas salas, no quintal. De acordo com uma pesquisa realizada por universidades espanholas, a prática de exercícios em locais abertos pode trazer mais ganhos físicos e mentais e, claro, a possibilidade de interação com o ambiente e com outras pessoas também conta muito.


O Professor de Educação Física da Estácio, Emerson Duarte, em entrevista para o quadro "Bendita Saúde" falou sobre essa prática de atividades ao ar livre, mas também da importância das pessoas se manterem ativas, seja de que forma preferirem.


Confira:


As pessoas podem pensar que para se exercitar precisam ir para a academia, mas, as atividades ao ar livre também são uma boa opção?


A atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente e isso em qualquer ambiente, desde que seja da forma correta e, de acordo com uma pesquisa realizada por universidades espanholas, fazer ginástica, atividades ao ar livre também traz ainda mais benefícios físicos e mentais?


As modalidades mais comuns de serem vistas sendo praticadas ao ar livre são caminhadas, corridas, ciclismo. Contudo, muitas outras podem ser adaptadas para a prática fora de casa?


Como se preparar para essas atividades ao ar livre? De qualquer forma é preciso antes ter a orientação de um profissional especializado? Ou é possível, observando alguns cuidados, fazer mesmo sem ter a ajuda profissional?


Como devem ser os locais para praticar exercícios ao ar livre, como escolher esses locais?


A prática de atividades em locais abertos, em contato com a natureza é benéfica para os adultos, mas para as crianças também é uma boa opção, não apenas, nesse caso, para praticar exercícios, mas para brincar?


As roupas e calçados confortáveis também devem fazer parte dos cuidados na hora de se exercitar?


Quais são as suas considerações finais a respeito da prática de atividades, para que a pessoa se mantenha em movimento de forma segura e que de fato seja benéfico para sua saúde?

Estar em movimento melhora nossa disposição, nosso humor, nossa saúde como um todo! Claro, sempre com todos os cuidados necessários! E, melhor ainda, é poder estar em contato com a natureza, sentir o vento, a brisa. Importante não esquecer nunca da hidratação, tomar bastante água, além de usar o protetor solar mesmo em dias nublados. Para atividades ao ar livre, principalmente em dias quentes como os que tem feito atualmente, preferir os horários de sol menos intenso, como logo cedo ou mais ao fim da tarde! Enfim, se movimentar!

18 visualizações0 comentário
bottom of page