Barco-Hospital Papa Francisco chega ao coração da Amazônia
- Radio Catedral

- 9 de jul. de 2019
- 3 min de leitura

Na manhã último sábado, 6 de julho, o Barco-Hospital Papa Francisco partiu da cidade de Santarém em direção à cidade de Óbidos, no Pará, onde no fim da tarde foi preparada uma cerimônia de acolhida da embarcação.
No caminho, ocorreu uma parada programada na localidade ribeirinha de Januária, pertencente ao município de Óbidos, onde tem sede a Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, primeira comunidade católica pertencente à Diocese de Óbidos, depois do território da Diocese de Santarém.
Em Januária, foi promovida pela comunidade uma calorosa recepção e almoço oferecido à comitiva do Barco-Hospital, composta por numerosos frades da Fraternidade São Francisco na Providência de Deus, religiosas Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, além de religiosos de outras congregações, e a própria tripulação da Marinha Mercante.
Ainda no início da tarde do sábado, o Barco-Hospital seguiu viagem à Óbidos, aportando próximo às Docas – onde também está situado o Escritório Administrativo do Projeto. Na chegada, a embarcação hospitalar foi recebida pelo Bispo Diocesano de Óbidos, Dom Frei Bernardo Johannes Bahlmann, OFM, pelo Prefeito Municipal de Óbidos, Francisco Alfaia, além de sacerdotes, religiosos, demais autoridades civis, e numerosas pessoas da cidade-sede da Diocese de Óbidos. O Barco-Hospital levou também a imagem da padroeira da Diocese, Senhora Santana, que foi recebida com muita festa, e será celebrada neste mês de julho.
O Barco-Hospital, contará com equipe de saúde composta por religiosas de várias congregações, entre elas as Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, que estarão à serviço, com duas consagradas enfermeiras, e uma contadora.
Após a chegada do Barco, foi celebrada a Santa Missa em ação de graças, no início da noite do sábado (6), em um palco montado na Orla da Cidade. A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Bernardo Bahlmann, e concelebrada por vários sacerdotes. Na ocasião, o Bispo em sua homilia, recordou a trajetória deste sonho desde o encontro do Papa Francisco com Frei Francisco Belotti, na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013, até o encontro e visita de Frei Francisco à Óbidos, e os primeiros passos na idealização e concretização do Projeto do Navio Hospitalar batizado com o nome do Pontífice, e que agora estava ali diante de todos, e que nas palavras de Dom Bernardo, é fruto da Providência Divina.
Durante o evento, foi feita a entrega simbólica das chaves do Barco-Hospital Papa Francisco, à Dom Bernardo Bahlmann. Por fim, ele agradeceu a presença de todos, de modo particular aos religiosos, à tripulação do Barco-Hospital, às autoridades, e a todo povo reunido. A comemoração em Óbidos, continuou durante a noite, com apresentações culturais da região.
Já no início da tarde do domingo (7), o Barco-Hospital partiu em direção à cidade de Juruti, onde foi realizada também a cerimônia de entrega das chaves na presença de numerosas pessoas da cidade, e várias autoridades e empresários, além dos religiosos que compuseram a comitiva do barco. As cidades de Óbidos e Juruti, contam com a presença dos religiosos franciscanos na Providência de Deus, que trabalham respectivamente nos hospitais Santa Casa de Misericórdia, e 9 de abril, que serão também hospitais de retaguarda do Barco-Hospital.
O Barco-Hospital Papa Francisco deve atender mil comunidades e cerca de 700 mil ribeirinhos na Amazônia. Como observou no último mês um dos idealizadores do projeto, Frei Francisco Belotti, “o povo da Amazônia tem dificuldades em ver médicos e sacerdotes; neste Barco-Hospital, eles verão os dois”.
Na Diocese de Óbidos, a Arquidiocese de Juiz de Fora é responsável pela Paróquia São Martinho de Lima, para onde envia sacerdotes e missionários, através do projeto Igrejas-Irmãs. Atualmente estão em missão os Padres Bill Jonatas Silva Souza e Fransérgio Garcia da Silva.
*Com a colaboração de: Erick Araújo do Setor Diocesano de Comunicação Midiática - SEDCOM da Diocese de Óbidos.









Comentários