top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Bairro Esplanada em JF recebe inauguração de macromural que coloriu fachadas de casas

Por Rádio Catedral

*Foto: PJF.

Casas com fachadas coloridas que lá do alto chamam a atenção e dão cor ao ambiente. No último sábado, 7 de outubro, a Prefeitura de Juiz de Fora inaugurou um macromural no bairro Esplanada, que segundo a administração municipal, é o maior do Brasil.


A pintura é uma das etapas do projeto “Colorindo o Habitar”, iniciativa sociocultural coordenada pela Secretaria de Governo. O objetivo é reafirmar a identidade dos moradores, impulsionar a economia e o turismo locais, além de assegurar o direito à cidade, como destacou a Secretária de Governo, Cidinha Louzada.


De acordo com a prefeita Margarida Salomão o “Colorindo o Habitar” ainda está em andamento, com as obras de revitalização do escadão e outros projetos sociais em curso. A chefe do Executivo juiz-forano destacou que a iniciativa “É uma nova forma de participação popular e que aqui o artista é o povo. É o povo que cria a beleza”.


Para a inauguração do macromural, a comida e a música ficaram por conta dos próprios moradores. Cachorro-quente, canjica, churrasquinho e mesa de doces foram alguns dos pratos feitos nas cozinhas das casas coloridas do bairro Esplanada, além da música vinda também da comunidade.


*Fotos: PJF.


Uma das ações realizadas foi a escolha de nomes para os becos e vielas do escadão através de votação com os moradores que definiram o nome para cada um dos espaços, inclusive, para o próprio escadão, que passou a se chamar “Encontro da Felicidade”.

De acordo com a Prefeitura, o projeto conta com o envolvimento de diversas secretarias e departamentos de forma articulada: a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav), a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), a Secretaria de Obras (SO), a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).


Artistas envolvidos


Stain foi o artista contratado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) para coordenar a pintura do macromural, tendo realizado visitas técnicas e dialogado com os moradores para que a arte representasse a identidade do local. Além disso, diversos artistas realizaram a pintura de painéis artísticos ao longo do escadão: Nathália Medina, Cadu, Aneg, Pekena Lumen, CND, Dorin e também Stain.


A secretária de governo e idealizadora do projeto, Cidinha Louzada, reforçou que moradores também conseguem visualizar a arte durante o cotidiano no bairro. “É um cartão postal para quem vê do viaduto e é também um cartão postal dentro do morro, para os moradores. É o novo ponto turístico de Juiz de Fora”.



Antes e depois da inauguração do macromural

*Fotos: PJF.



21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page