top of page

'Assim como Jesus, Santa Edwiges nos ensina a repartir', destaca Padre Anchieta

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • há 6 horas
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral


ree


Os católicos celebram nesta quinta-feira (16) Santa Edwiges, a intercessora pelos pobres, órfãos e pessoas endividadas. Dois Santuários Arquidiocesanos estão com programação especial.


Em 69 anos, Edwiges marcou o tempo, mostrando que uma jovem de familia nobre poderia encontrar a riqueza no amor de Deus e como compartilhar com os menos favorecidos.


Nascida em 1174, aos 12 anos, se casou com o duque Henrique. Educada no catolicismo, santificou o casamento, conduziu o marido no caminho da fé. Eles tiveram sete filhos: Henrique, Conrado, Boleslau, Inês, Sofia e Gertrudes. Todos educados no catolicismo.


O Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Lima Duarte, Padre José Anchieta de Moura Lima destaca que o amor a Deus esteve presente ao longo de toda trajetória de Santa Edwiges.




A devoção a Cristo e o respeito à Virgem Maria não ficavam restritos às missas. O marido ia lugar nas gurras que havia na época, Edwiges visitava e cuidava das famílias em condição de miséria, intercedeu por aqueles que foram presos e estavam endividados, construiu conventos para abrigar viúvas e órfãos, e despertou várias vocações. Santa Edwiges é modelo para quem sempre olhou e cuidou do próximo, como lembra Padre Anchieta.




Após a morte de dois filhos e do marido, Edwiges se tornou religiosa até a morte em 1243. Várias pessoas recorreram a ela e com os milagres comprovados, ela foi canonizada pela Igreja Católica em 1267. Padre Anchieta comenta como Santa Edwiges testemunhou que é possível seguir no caminho de Jesus no dia a dia.




Padre José Anchieta de Moura Lima reforça como Santa Edwiges viveu a Esperança ao atuar na caridade, seguindo no exemplo de Jesus.




Festa na Arquidiocese


A protetora dos pobres e endividados, Santa Edwiges é celebrada em dois Santuários Arquidiocesanos.


Em Juiz de Fora, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, a festa tem como tema “Com Santa Edwiges, sinais de esperança”. As próximas missas serão às 15h, 17h e 19h. A Obra de Apostolado de Santa Edwiges está aberta à visitação, com o funcionamento do bazar e da lojinha e de barraquinhas com comidas típicas.


O Reitor e Pároco, Monsenhor Eduardo Almeida da Rocha convida todos a fazerem parte das comemorações na Matriz fica na Rua Dr. Alberto Vieira Lima, 50, no Bairu




Começa a festa na Comunidade Santa Edwiges, em Cabangu, que pertence ao Santuário São Miguel e Almas, em Santos Dumont (MG). Às 18h30, a procissão sai da Paulo Ramos de Faria, em frente à padaria da Tânia e às 19h, abertura do tríduo na Santa Missa Solene.


Na sexta (17) e no sábado (18), a celebração da padroeira segue com oração do terço às 6 e meia da noite seguida do tríduo na missa às 19h. No domingo (19), a festa será encerrada com santa missa festiva às 10h. Em todos os dias, haverá funcionamento de barraquinhas na capela na Rua Paulo Ramos de Faria, 393,em Cabangú.


Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page