• Radio Catedral

Arquidiocese de Juiz de Fora ganha um novo Padre

Por Fabíola Castro*


Na manhã do último sábado, dia 15, deste mês dedicado às vocações, foi ordenado Presbítero para a Igreja Particular de Juiz de Fora, o Padre Kayo Cerqueira de Paiva. A Celebração Eucarística, na Catedral Metropolitana, foi presidida pelo Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, concelebrada por alguns padres, com a presença de diáconos, seminaristas e apenas familiares e amigos do neo-sacerdote.


O povo de Deus pôde acompanhar a celebração pelos meios de comunicação arquidiocesanos e pelas redes sociais por conta da necessidade do distanciamento social imposto pela pandemia.


A paróquia de origem do novo padre é dedicada a Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Matias Barbosa (MG), e ele foi ordenado no dia em que a Igreja celebrou a Assunção da Virgem Santíssima. Dom Gil em sua homilia dedicou o sacerdócio de Padre Kayo à proteção de Nossa Senhora, modelo de entrega total a Deus.


Padre Kayo foi o primeiro dos cinco sacerdotes que serão ordenados neste tempo e Dom Gil falou do momento importante que é uma ordenação presbiteral.

O Arcebispo destacou que é um novo padre para um tempo novo que o mundo vive.

O Sacramento da Ordem é constituído por três graus: Episcopal, Presbiteral e Diaconal. Cada qual possui um rito de ordenação próprio, porém, o comum entre eles é a imposição das mãos e a prece de ordenação.


O segundo grau do ministério da Ordem é o Presbiteral, denominado também por Sacerdotal. Segundo o Pontifical Romano, a Ordenação Presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice.


Como as demais ordenações, a sacerdotal é realizada dentro da Eucaristia. Logo após a Liturgia da Palavra, dá-se início ao Rito de Ordenação Presbiteral.


Dom Gil falou sobre o momento em que o jovem se tornou padre.

Para Padre Kayo ser ordenado de uma forma diferente daquela sempre esperada, por conta da pandemia, foi uma forma de viver o tempo de Deus na esperança.

O lema de Ordenação escolhido por Padre Kayo foi a passagem bíblica “Diante do Senhor que eu manifesto a minha alegria” (2 Sm 6, 21). Ele explicou a escolha.

A mãe do novo sacerdote, Sandra Raquel Cerqueira, comentou da sua emoção e alegria pela missão assumida por seu filho.

Para o Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, onde Padre Kayo fez sua caminhada formativa, é sempre uma alegria a conclusão desse caminho com a ordenação de um novo sacerdote.

O administrador paroquial da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, Padre José de Anchieta Moura Lima, que sediou a ordenação, definiu como um presente um novo padre para a Igreja.

Ao final da celebração o neo-sacerdote, Padre Kayo, agradeceu brevemente a todos que se fizeram presentes em sua vida e caminhada recitando um poema que nasceu de uma oração. Dom Gil concedeu a todos a sua bênção.


Padre Kayo celebrou a sua primeira Missa na manhã deste domingo (16), na sua paróquia de origem, Nossa Senhora da Conceição, de Matias Barbosa. Já a noite presidiu a Eucaristia na Paróquia São Pedro, em Juiz de Fora, onde está desde o final de seu caminho como seminarista, fez sua caminhada diaconal e, agora sacerdote, permanece como vigário paroquial.


Uma música foi feita especialmente para a Ordenação Sacerdotal de Padre Kayo. Ouça abaixo:


Clique aqui e confira as fotos da Missa de Ordenação e aqui para conferir a entrevista que Padre Kayo concedeu ao Jornal Boa Nova da Rádio Catedral, na última sexta-feira (14), - ainda Diácono -, falando sobre sua vocação.


Próximas ordenações

A Arquidiocese de Juiz de Fora ordenará outros quatro padres. No dia 22 de agosto, serão os Diáconos Jorge Lopes dos Santos e Willians Ferreira Silva, pertencentes à Comunidade Evangelizadora Magnificat (CEM).

No dia 29 de agosto será ordenado o Diácono Transitório Leandro de Senna Monaia e o Diácono João Carlos João Carlos Ventura de Oliveira, receberá a Ordenação Presbiteral no dia 7 de setembro. As celebrações serão presididas por Dom Gil Antônio Moreira e terão transmissão pela internet.

*Sonoras: Monalisa Lima - Assessoria de Comunicação Arquidiocese JF

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .