top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Arcebispo de Juiz de Fora divulga comunicado de transferências de padres

Por Roberta Oliveira



Neste domingo, 22 de maio, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, divulgou comunicado no qual indica as transferências de padres para novas paróquias. No total, foram 33 mudanças em paróquias de Juiz de Fora e de 15 cidades da Arquidiocese.



O anúncio foi feito aos presbíteros e diáconos durante a Reunião do Clero realizada neste mês. O Arcebispo explicou à assessoria da Arquidiocese e à Rádio Catedral que as alterações fazem parte do trabalho realizado pela Igreja Católica.


Além disso, o cânon 1.748 do Código de Direito Canônico determina que


“se o bem das almas ou a necessidade ou utilidade da Igreja já exigirem que o pároco seja transferido de sua paróquia, que dirige com eficiência, para outra paróquia ou outro ofício, o bispo proponha-lhe a transferência por escrito e o aconselhe a consentir, por amor a Deus e das almas”.

A Arquidiocese lembrou que o regulamento eclesiástico ainda aponta que as transferências podem ser voluntárias ou por obediência, isto é, com o consentimento do sacerdote ou pelo voto de obediência ao (arce)bispo, juramento proferido durante o ato de sua ordenação.



Confira as nomeações:


Padre Alex Francisco da Silva – Administrador Paroquial das paróquias Nossa Senhora da Assunção (Paula Lima-Juiz de Fora) e Santo Antônio (Ewbank da Câmara/MG).


Padre Antônio Camilo de Paiva – Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Vigário Paroquial da Catedral Metropolitana, Vigário Episcopal para Comunicação, Educação e Cultura.


Padre Antônio do Carmo Silva – Pároco da Paróquia São Francisco de Paula (Torreões- Juiz de Fora).


Padre Bill Jonatas Silva Souza – Vigário Paroquial da Paróquia Santa Teresinha (Santa Terezinha- Juiz de Fora).


Padre Carlos Alberto Moreira – Pároco da Paróquia Nosso Senhor dos Passos (Rio Preto/MG).


Padre Celso Mendes Campos – Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia (Santa Rita de Jacutinga/MG).


Padre Eder Luiz Pereira – Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Glória (Santos Dumont/MG), permanecendo como Pároco da Paróquia São Miguel e Almas.


Padre Éder Martins Machado – Paróquia Bom Jesus do Livramento (Liberdade/MG) - Emérito residente.


Padre Edson Antônio Soares da Costa – Vigário Paroquial da Paróquia Bom Pastor (Bom Pastor- Juiz de Fora).


Padre Erélis Camilo Resende de Paiva – Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Cabeça (São Dimas- Juiz de Fora), Assistente Espiritual para os Pequeninos de Jesus, Fundação Maria Mãe.


Padre Everaldo José Sales Borges – Pároco da Paróquia São Pedro (São Pedro- Juiz de Fora), Secretário-Executivo para a Pastoral Arquidiocesana.


Padre Gil Condé da Silva – Pároco da Paróquia Bom Pastor (Bom Pastor-Juiz de Fora).


Padre Ivair Carolino – Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Francisco Bernardino-Juiz de Fora).


Padre Ivanir Pedrosa Pereira – Pároco da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim (Aracitaba/MG).


Padre Jânio Carlos Mota – Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Benfica-Juiz de Fora).


Padre João de Souza – Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Arantina/MG).


Padre João Paulo Teixeira Dias – Pároco da Catedral Metropolitana (Juiz de Fora), Juiz no Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Juiz de Fora.


Padre Jorge Luís Duarte – Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Nossa Senhora de Fátima-Juiz de Fora), Formador no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio.


Padre José Custódio de Oliveira – Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo (Pequeri/MG).


Padre José Crispim Filho - Pároco da Paróquia Santa Rita (Santa Rita de Ibitipoca/MG) e Administrador Paroquial da Paróquia Santa Ana (Santana do Garambéu/MG).


Padre José de Anchieta Moura Lima – Pároco Solidário da Paróquia Nossa Senhora das Dores (Lima Duarte/MG).


Padre José Maria Vieira Novaes – Pároco da Paróquia Bom Jesus do Matozinhos (Bom Jardim de Minas/MG).


Padre Liomar Rezende de Moraes – Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro (São Pedro-Juiz de Fora), Capelão da Capela Santa Maria Eufrásia (Alto dos Passos-Juiz de Fora), Ecônomo Arquidiocesano.


Padre Luciano Atanásio – Administrador Paroquial da Paróquia Santa Bárbara (Santa Bárbara do Monte Verde/MG).


Padre Luiz Roberto Magalhães Leite (Zucka) – Pároco da Paróquia São José (Costa Carvalho-Juiz de Fora), Assessor Arquidiocesano para a Juventude.


Monsenhor Luiz Carlos de Paula – Pároco da Paróquia Santa Teresinha (Santa Teresinha-Juiz de Fora), Vigário Geral, Vice-Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio.


Padre Márcio Aurélio Neves – Pároco da Paróquia e Reitor do Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento (Liberdade/MG).


Padre Marcionilho de Paula Barbosa – Vigário Paroquial da Paróquia São Mateus (São Mateus-Juiz de Fora), residindo no Lar Sacerdotal da Arquidiocese.


*Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino – Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia (Bonfim-Juiz de Fora), Diretor Espiritual Arquidiocesano do Apostolado da Oração, Assistente Arquidiocesano para os pobres e sofredores.


Padre Rafael Coelho do Nascimento – Vigário Paroquial da Paróquia São Miguel e Almas (Santos Dumont/MG).


Padre Robert César Teixeira – Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Francisco Bernardino-Juiz de Fora).


Padre Ronny Moreira de Oliveira – Administrador Paroquial da Paróquia Santa Ana (Santana do Deserto/MG) e Vice-Ecônomo Arquidiocesano.


Padre Vicente Zacaron – Paróquia Santa Rita de Cássia (Bonfim) – Emérito residente.


370 visualizações0 comentário
bottom of page