top of page

"Aprender com João Batista a ser corajoso e ser fiel a Jesus e ao Evangelho, destaca Padre Anchieta

Foto do escritor: Radio CatedralRadio Catedral

Nesta segunda-feira (24), a Igreja Católica celebra a Solenidade do Nascimento de João Batista. Por Roberta Oliveira


Nesta segunda-feira (24) a Igreja Católica celebra a Solenidade do Nascimento de São João Batista. Ele é o último dos grandes Profetas de Israel, o primeiro a dar testemunho de Jesus e a iniciar o batismo para o perdão dos pecados; neste contexto, ele batizou Jesus; e foi mártir em defesa da lei Judaica.


São João Batista nasceu seis meses antes do primo Jesus Cristo, e foi um anjo quem revelou seu nome ao pai, Zacarias, que há muitos anos rezava com a esposa, Isabel, para terem um filho. Isabel era prima de Maria, mãe de Jesus.


Conforme narra o Evangelho de São Lucas, o anúncio do nascimento de João Batista foi feito pelo anjo Gabriel ao seu pai Zacarias, porém, ele duvidou, pois já era de idade avançada, e como castigo, ficou mudo. Após o nascimento da criança, Zacarias ainda estava mudo, então pediu que lhe trouxessem algo para escrever.


Na tábua que lhe foi entregue escreveu: “seu nome será João”, conforme a orientação do anjo Gabriel, e neste momento ele recupera a fala.


Padre José de Anchieta Moura Lima, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, comenta como a história de João Batista mostra a fé desde a infância.




João viveu como nômade, voz que clamava no deserto, pregava a conversão e a necessidade do batismo, anunciando a vinda do Messias. Foi o último dos grandes Profetas. O povo ia ao encontro de João, que confessava os pecados e os batizava no rio Jordão, daí o apelido de Batista, como lembra Padre Anchieta.




Padre Anchieta ressaltou que a trajetória do testemunho de João Batista termina com o martírio, em defesa da Palavra de Deus.





Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista”. As palavras de Jesus Cristo no Evangelho de São Mateus são o tema do editorial com Padre Domício





Celebrações na Arquidiocese de Juiz de Fora Em Lima Duarte, a Igreja São João Batista na Rua Aristides de Almeida, s/nº, na Bairro Vila Vitoriana, partir das 17h30, a procissão sai do Campinho da Vitoriana para a Igreja, onde haverá santa missa e depois leilão e funcionamento de barraquinhas. A festa termina no sábado (29) com sorteio de prêmios no campinho Vitoriana


Em Juiz de Fora, na Capela São João Batista, na Rua José Martins da Silva, 139, no Cerâmica, a partir das 19h, com missa e procissão e funcionamento da cantina.


Em Santos Dumont, há festa em duas comunidades: Na Paróquia São João Batista, na Praça da Matriz, s/nº, no Centro do distrito de São João da Serra, o padroeiro será comemorado com procissão e missa às 19h. E a Comunidade São João Batista, em Calixto, área rural, a comunidade se reúne às 15h para Oração do Santo Terço


Em Santo Antônio do Alto Rio Grande, a Igreja São João Batista na Rua Alameda Gastronômica, 24, Distrito de Maringá, a partir das 18h30, haverá procissão, seguida de Missa, depois, show de prêmios e festa social com funcionamento da cantina.

 
 
 

Σχόλια


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page