top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Aplicação da vacina bivalente contra a Covid começa na segunda (27) em todo estado de Minas

Em Juiz de Fora pessoas com 75 anos ou mais serão as primeiras a receberem a vacina de reforço. O imunizante bivalente é eficaz contra novas cepas e variantes da Covid-19.


Por Rádio Catedral

*Foto: SES-MG | Divulgação.

A partir da próxima segunda-feira, 27 de fevereiro, terá início em todo Estado de Minas Gerais as ações de intensificação da imunização contra a Covid-19, seguindo o cronograma do Ministério da Saúde. Nesta etapa, será utilizada a vacina bivalente. Serão cinco fases, conforme determina o Programa Nacional de Imunizações 2023, voltadas para a aplicação de doses de reforço em grupos prioritários de indivíduos com maior risco de desenvolver formas graves da doença.


Nesta primeira etapa, serão vacinadas pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.


Confira também:


Vacinação em Juiz de Fora começa pelos idosos de 75 anos ou mais


Em Juiz de Fora, a Prefeitura divulgou que a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 começará em pessoas com 75 anos ou mais de idade. A vacinação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também a partir de segunda-feira, 27, como explica o subsecretário de Vigilância em Saúde, Jonathan Tomaz.


O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina covid-19 bivalente (reforço), para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de quatro meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.


Vacinação em todas as UBSs em Juiz de Fora


Em Juiz de Fora, as vacinas estarão disponíveis em todas as UBSs que funcionam de 8h às 10h30 e de 13h às 16h, exceto nas quintas-feiras, em que o horário de atendimento das Unidades no período da tarde é de 13h às 14h30.


Doses


A SES-MG informou que recebeu, até o momento, o total de 680,4 mil doses da vacina bivalente contra a covid-19. A distribuição para as Unidades Regionais de Saúde começou no último dia 15, e estava prevista para seguir até o fim do dia desta sexta-feira, 24.


Público-alvo

De acordo com a Nota Técnica nº 1/2023, do Ministério da Saúde, a estratégia de intensificação da vacinação contra a covid-19 com vacinas bivalentes vai contemplar os seguintes grupos prioritários:

Fase 1: pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Aproximadamente 1,7 milhão de pessoas fazem parte desse grupo no estado de Minas Gerais.

Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade. Aproximadamente 1, 9 milhão de pessoas fazem parte desse grupo no estado de Minas Gerais.

Fase 3: Gestantes e puérperas. Aproximadamente 211 mil pessoas fazem parte desse grupo no estado de Minas Gerais.

Fase 4: Trabalhadores da saúde. Aproximadamente 960 mil pessoas fazem parte desse grupo no estado de Minas Gerais.

Fase 5: Pessoas com deficiência permanente. Aproximadamente 790 mil pessoas fazem parte desse grupo no estado de Minas Gerais.


13 visualizações0 comentário

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page