top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Alerta é para que a população continue combate à dengue mesmo no frio



Juiz de Fora tem registrado baixas temperaturas desde o último final de semana. Apesar da condição climática, a Secretaria de Saúde alerta a população para a importância da continuidade no combate ao Aedes aegypti, vetor da dengue, Zika e chikungunya, uma vez que o mosquito continua seu ciclo mesmo com o frio. Desta forma, os trabalhos de campo com os agentes de combate a endemias e com as ações de Educação em Saúde continuam.

A gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea), Cecília Kosmann, pontua que “as arboviroses são cíclicas, e a atenção não pode ser somente em períodos epidêmicos. Em 2019 houve a circulação do sorotipo II do vírus da dengue, mais grave do que em anos anteriores. Desta forma, já pensando na prevenção da doença para o próximo ano, é necessário não deixar a população do mosquito crescer, eliminando os focos”.

Mesmo em um período sem chuvas, é essencial que cada pessoa separe no mínimo dez minutos semanais para inspecionar sua casa e eliminar qualquer possível criadouro do mosquito. Isto porque existem outros reservatórios com acúmulo de água, como caixas-d'água, potinhos de animais e plantas, calhas, dentre outros locais que podem ser criadouros.


Cecília lembra, ainda, que, “como os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver por até um ano sem água, não basta somente secar o ambiente através da eliminação da água. É preciso remover os ovos, esfregando os locais com uma esponja com água e sabão para esmagar e, assim, matar os ovos”.


*Fonte: PJF

11 visualizações0 comentário
bottom of page