top of page

Alegria da comunidade com a reinauguração da capela Nossa Senhora das Graças na Imbel em Juiz de Fora

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • há 8 horas
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral


Um espaço de fé na Zona Norte foi recuperado para os católicos: é a Capela Nossa Senhora das Graças, que fica na Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), em Juiz de Fora.


O Arcebispo Administrador Apostólico da Arquidiocese de Juiz de Fora Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a cerimônia e realizou a bênção do altar, do ambão e do sacrário. Ele destacou a importância da recuperação da capela.




O Pároco da Paróquia Imaculada Conceição, em Benfica, Padre Jorge Luis Duarte, recordou que a comunidade permaneceu esperando por mais de 15 anos pela reabertura da capela.




O Coronel da Reserva Renato Mitrano Perazzini, diretor da fábrica, ressaltou o significado da reinauguração da Capela de Nossa Senhora das Graças dentro da Imbel.




A Deputada Federal Ana Pimentel ressaltou a importância da obra para a comunidade.




História da Capela NS das Graças

Erguida em meio ao vigor industrial da antiga Fábrica de Estojos Espoletas de Artilharia (FEEA), hoje Fábrica de Juiz de Fora (FJF), a Capela da Imbel é um ícone da arquitetura e da espiritualidade da comunidade local. Consagrada em 18 de maio de 1958 por Dom Geraldo Maria de Moraes Penido, permaneceu por décadas como o coração devocional de gerações de trabalhadores.


Após o fechamento em 2013, devido ao desgaste pelo tempo, agravado pelos danos estruturais sofridos em 2016, houve um criterioso processo de recuperação, que devolveu à Capela o esplendor dos elementos fundamentais. Foram restauradas as 26 telas do acervo, com destaque para a pintura Jesus Crucificado (1958), do artista Américo Rodrigues. O processo revelou ainda a pintura original da nave em três tonalidades de verde, resgatando a identidade cromática da fundação do templo.


A obra incluiu também a recuperação do altar-mor, portas, mesas, bancos e placas originais; a substituição do telhado, janelas e lustres de cristal; a limpeza e o retorno das peças sacras, das imagens do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora das Graças, além da revitalização do Batistério e da Torre Sineira.

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page