top of page

Agentes de endemias visitam 12 bairros de Juiz de Fora até sexta (30)

  • Foto do escritor: Silvia Carvalho
    Silvia Carvalho
  • há 33 minutos
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral



Doze bairros de quatro regiões de Juiz de Fora serão vistoriados pelos agentes de endemias até sexta, dia 30. O trabalho é parte do combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya.


 As equipes estarão nos bairros das seguintes regiões:

  • Cidade Alta (Regiao Oeste): São Pedro e Borboleta;

  • Região Norte: Nova Era II, Novo Triunfo, Esplanada e Jardim Natal;

  • Região Central: Bom Pastor e Jardim Glória;

  • Região Sul: Ipiranga, Parque das Palmeiras, Sagrado Coração de Jesus e Jardim Gaúcho



 O Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LirAa) de 2025, realizado pela Prefeitura, apontou índice de infestação de 2 ponto zero, considerado de médio risco pelo Ministério da Saúde. A maior parte dos focos está dentro das casas.


Para ajudar nos trabalhos, a PJF deixa algumas dicas:

  • Sempre verifique os ralos e a cisterna, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim;

  • Retire os pratinhos das plantas, tampe os tambores com água de chuva;

  • Verifique também os banheiros em desuso, as caixas d’água e inspecione o quintal;

  • Descarte o seu lixo corretamente;

  • Mantenha a piscina sempre tratada, mesmo se estiver em desuso.


Ferramenta de denúncias

Além de participar ativamente na prevenção contra as arboviroses, a população pode ajudar com denúncias anônimas sobre focos do Aedes aegypti em Juiz de Fora e região. O sistema JF Contra o Aedes: Orientação e Prevenção recebe denúncias de locais de criadouros do mosquito e tem como finalidade mapear as informações das doenças causadas pelo mosquito: dengue, zika, febre amarela e chikungunya. A plataforma roda em smartphones, tablets, notebooks e computadores e pode ser acessada em qualquer navegador.


A população também pode auxiliar no combate por meio de denúncias de possíveis focos através do WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608, ou pelo e-maildengue@pjf.mg.gov.br. Denúncias podem ser feitas, ainda, em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) espalhados pelo município.

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page