A serenidade de Nossa Senhora em Lourdes siga inspirando vocações para a Igreja, destaca Padre Ivair Carolino
- Radio Catedral

- há 5 horas
- 5 min de leitura
Por Rádio Catedral

“Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”.
Este é um trecho do relato de Santa Bernadette Soubirous, para quem Nossa Senhora apareceu 18 vezes em 1858, na gruta Massabielle, nas cercanias de Lourdes na França.
Nesta quarta-feira (11), a Igreja Católica celebra Nossa Senhora de Lourdes, com programação especial em paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora.

A serenidade de Maria em Lourdes com Bernardette
No Bairro Francisco Bernardino, a próxima missa será ao meio dia, depois ás 3 da tarde e às 7 da noite, todas com unção dos enfermos. Em todas, o convite para o gesto concreto de doar biscoitos, que serão encaminhados para os Vicentinos, ao Instituto Padre João Emílio e a Obra dos Pequeninos de Jesus. O última celebração será presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Administrador Apostólico da Arquidiocese de Juiz de Fora.
O pároco Padre Ivair Carolino destaca a serenidade no encontro entre Maria e Bernadette em Lourdes, não apenas durante as aparições mas durante os desdobramento.
Segundo Padre Ivair, o fato de Bernadette saber sobre um tema que não era amplamente conhecido reforçou a verdade da aparição e confirmou o dogma da Imaculada Conceição
Neste ano, a festa abordou a vocação, preparando para a comemoração dos 100 anos do Seminário, com o tema é “Com Maria, a Virgem de Lourdes, celebremos a graça vocacional: um chamado ao amor” e lema “Seminário Santo Antônio, há 100 anos formando os vocacionados para a messe do Senhor”. O pároco, padre Ivair Carolino, lembra que, como Bernardette foi chamada, Maria continua intercendo pelas vocações de trabalhadores para a messe.

Celebrações em Juiz de Fora e em Pedro Teixeira
No Bairro Alto Grajaú, a capela Nossa Senhora de Lourdes estará na Rua Wady Abdo Farah, 170, ficará aberta para orações a partir das 15h. Às 19h, sai procissão do ponto final do ônibus e às 19h30 haverá de missa e coroação de Nossa Senhora de Lourdes.
Na matriz da Paróquia Mãe de Deus, às 18h30 haverá missa, oração e unção dos enfermos, na Praça Cardoso Sobrinho, 17, no Bairro de Lourdes.
Também haverá missa em honra a Nossa Senhora de Lourdes na matriz da Paróquia São Pio X, a partir das 19h30. Os devotos são convidados a levar água para ser abençoada, confiando à intercessão de Nossa Senhora de Lourdes a vida, a família e as necessidades. A matriz de São Pio X fica Rua Dr. Walter Nascimento Campos, 20 no Bairro Ipiranga
Em Pedro Teixeira (MG), está em andamento a missa das 11h com unção dos enfermos e em homenagem à padroeira da cidade e titular da Matriz. Às 17h, missa solene. Em seguida, procissão luminosa e coroação a Nossa Senhora

História de Nossa Senhora de Lourdes
Fonte: Vatican News e Canção Nova
No século XIX, onde triunfava a filosofia positivista, segundo a qual o homem, em sua bondade ou, pelo contrário, em sua maldade, estava totalmente determinado de ser inserido em uma sociedade precisamente boa ou má. A aparição mariana em Lourdes recorda a existência do pecado original e do livre arbítrio. Por isso, antes de agir na sociedade, dizia Maria, era preciso agir no coração humano. Era preciso converter-se.
Para divulgar a mensagem de oração e caridade ao mundo, Nossa Senhora escolheu Bernardette, uma pastora de 14 anos. Era um dia muito frio, Bernardete, a irmã e uma amiga foram catar lenha nas proximidades da gruta de Massabielle.
Ficando para trás, ela sentiu, de repente, uma ventania, que não balançava as árvores. Depois, viu uma grande luz, em meio à qual estava a figura cândida de uma jovem mulher vestida de branco, com um longo véu sobre os ombros, uma faixa azul nos quadris e os pés descalços, cobertos por duas rosas douradas, como o rosário dourado e branco em seu braço. A Senhora não falou com ela, mas lhe ensinou a fazer corretamente o sinal da cruz e, juntas, em silêncio, rezar o Terço. No final da oração, a visão desapareceu.
Em 14 de fevereiro, Bernardette sentiu um desejo irresistível de voltar à gruta, mas levou consigo água benta. Quando a Senhora apareceu, ela tentou aspergi-la. Mas a Virgem ficou inerte e, sorrindo, começou a rezar o Terço novamente com ela.
Em 18 de fevereiro, pela primeira vez, a Senhora falou com Bernardette , pedindo que voltasse ali por 15 dias, e que pedisse aos padres para irem àquele lugar em procissão e ali construir uma igreja.
Em 25 de fevereiro, a Senhora pediu a Bernardette para comer a grama e escavar um buraco, onde brotou a água da nascente milagrosa, na qual os enfermos ainda hoje se emergem, pedindo a sua cura.
Finalmente, em 25 de março, dia da Anunciação, Nossa Senhora revelou-se, dizendo: "Eu sou a Imaculada Conceição"! Bernadete transmitiu esta frase ao pároco. Uma pastora não podia saber que o Dogma da Imaculada Conceição de Maria havia sido proclamado, apenas quatro anos antes, pelo Papa Pio IX.
“Certo dia, fui com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela. Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias. Durante quinze dias lá, voltei; e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, vária vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela. Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”, escreveu Bernardette Soubirous.
Maria revelou muitas coisas a Bernardette em suas aparições, mas, sobretudo, propôs a ela e ao mundo o “Céu e a santidade”, como únicos objetivos da vida terrena, como também a penitência, para eliminar o pecado do mundo.
As aparições de Lourdes atraíram para Massabielle, desde o início, muitos curiosos e os céticos. Bernardette foi submetida a exames médicos e interrogada pelas autoridades eclesiásticas.
No local, foi construída uma igreja e, em 1862, com uma Carta Pastoral, o Bispo de Tarbes consagrou Lourdes como Santuário mariano internacional, atraindo milhões de peregrinos em busca de cura, conforto espiritual e renovação da fé.
Nossa Senhora, neste título de Lourdes, é invocada por fiéis de várias partes do mundo, que lhe apresentam situações de saúde. E Além disso, 11 de fevereiro é o Dia Mundial do Enfermo, reforçando a ligação de Nossa Senhora de Lourdes com a intercessão pelos doentes e necessitados.









Comentários