• Radio Catedral

A despedida de Monsenhor Miguel Falabella de Castro




Por Fabíola Castro

*Foto: Danielle Quinelato - Assessoria Arquidiocese JF

Na manhã da terça-feira, 24 de novembro, foi celebrada na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora a Missa de Exéquias do Monsenhor Miguel Falabella de Castro. O presbítero de 89 anos de idade e 66 anos de sacerdócio, morreu na noite da última segunda-feira (23), na Santa Casa de Misericórdia, depois de ter contraído a Covid-19 e, por conta disso, o corpo não foi levado para a igreja.


A celebração, presidida pelo Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, foi concelebrada por Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, Arcebispo emérito de Sorocaba (SP), e por alguns padres da Arquidiocese. A Eucaristia teve a participação restrita de fiéis devido à pandemia, mas as manifestações de carinho, de gratidão e reconhecimento pelo grande Servo de Deus que foi Monsenhor Falabella, foram inúmeras.


Dom Gil comentou sobre a convivência com Monsenhor Falabella nos últimos 12 anos, desde que chegou à Juiz de Fora.

Um homem de profunda oração, devoção e fé, destacou Dom Gil.

O Pastor da Igreja Particular de Juiz de Fora, agradeceu a Deus a oportunidade da convivência com Monsenhor Falabella.

Dom Eduardo Benes conta que teve Monsenhor Falabella como seu professor.

Monsenhor Luiz Carlos de Paula é Vigário Geral da Arquidiocese de Juiz de Fora e dividiu essa função com Monsenhor Falabella por um tempo.

Para o Padre Leonardo Pinheiro, Monsenhor Miguel Falabella foi um exemplo de vida e vocação.

Padre Leonardo conta da sua conversa com Monsenhor Falabella no último sábado (21), quando ele estava no hospital.

Padre Expedito de Lopes Castro também foi um dos sacerdotes que conviveu com Monsenhor Falabella por muito tempo e diz que ele teve uma presença muito marcante em sua vida, em sua caminhada como sacerdote.

O sepultamento de Monsenhor Miguel Falabella de Castro aconteceu na tarde desta terça-feira (23), no Cemitério Parque da Saudade, em Juiz de Fora. Por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, cerca de 10 pessoas participaram, entre padres e alguns familiares e amigos.



O Prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, também se manisfestou solidariamente pela partida de Monsenhor Falabella.

Clique aqui e confira outra matéria com depoimentos de mais padres sobre a convivência e vida de Monsenhor Miguel Falabella, além de um pouquinho de sua trajetória.


Devoção


No vídeo, abaixo, gravado pelo Padre Carlos José Arlindo Silva, Monsenhor Miguel Falabella falou da sua devoção à Nossa Senhora.



*Sonoras: Danielle Quinelato

0 comentário