top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Monsenhor Miguel Falabella partiu para a casa do Pai

Por Fabíola Castro*

Primeiro encontro dos Amigos Colaboradores da Rádio Catedral, em 2017, na Igreja São José - Alto dos Passos - JF.

A Arquidiocese de Juiz de Fora, na pessoa de seu Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, comunicou o falecimento de Monsenhor Miguel Falabella de Castro, ocorrido às 23h30 desta segunda-feira, 23 de novembro, na UTI da Santa Casa de Misericórdia. O querido sacerdote parte para o céu vítima da Covid-19, diagnóstico que recebeu no último dia 9.


Após receber a notícia da morte, Dom Gil lamentou a partida do Monsenhor, que tinha 89 anos de idade. "Em nome dos familiares, da Irmandade do Senhor dos Passos, da qual era membro, da Diretoria da Santa Casa de Misericórdia da qual fazia parte como representante do Arcebispo, e ainda em nome de toda a Arquidiocese de Juiz de Fora, levo a todos o conforto da fé na ressurreição dos mortos, que ele pregou tão bem em toda a sua vida, e a gratidão por tudo aquilo que este extraordinário servo de Cristo fez em sua longa vida sacerdotal”.

Monsenhor Falabella foi um fiel servidor da Igreja Católica, um sacerdote que tanto trabalhou e amou esta Igreja Particular de Juiz de Fora.

O Diretor da Rádio Catedral, Padre Antônio Camilo de Paiva, fala da saudade que ficará com a partida de Monsenhor Miguel Falabella.

Monsenhor Falabella era um sacerdote muito amado.

O Padre Luiz Alberto Duque Lima que reside no Lar Sacerdotal, em Juiz de Fora, convivia diariamente com Monsenhor Falabella e conta da amizade de longos anos.

O Administrador Paroquial da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, Padre José de Anchieta Moura Lima, destaca o legado de amor, fé e humildade deixado por Monsenhor Falabella.

Na nota divulgada pelo Arcebispo Dom Gil, ainda na madrugada desta terça-feira (24), o Pastor revelou o último pedido de Monsenhor Falabella. “...segundo o seu belo Testamento Espiritual, ele pediu aos que por acaso quisessem oferecer-lhe coroas de flores, não o fizessem, mas destinassem à obra ‘Pequeninos de Jesus’, que na Arquidiocese cuida dos pobres que vivem em situação de rua, o valor que despenderiam com tal homenagem”.


A Missa Exequial foi celebrada pela manhã na Catedral Metropolitana, com transmissão pelos meios de comunicação arquidiocesanos. O corpo de Monsenhor Falabella, segundo Dom Gil, não esteve presente por conta das orientações sanitárias em virtude da pandemia da Covid-19. Respeitando as normas da saúde pública, o velório e o Rito das Exéquias serão feitos com a participação apenas de alguns familiares e poucos padres, no Cemitério Parque da Saudade.


Monsenhor Miguel Falabella


Nascido em 29 de junho de 1931, Monsenhor Miguel Falabella, foi ordenado padre no dia 25 de abril de 1954 em Mar de Espanha (MG), sua cidade natal, pelo primeiro bispo da então Diocese de Juiz de Fora, Dom Justino José de Santana. Seu lema de ordenação era “Jesus Cristo é o Senhor” (Fl 2,11).


Monsenhor Falabella foi Pároco da Catedral Metropolitana por quase 40 anos, entre 1963 e 2002. Naquele ano, recebeu o título de Vigário Geral da Arquidiocese, função que exerceu até março de 2019, quando renunciou por motivos de idade e saúde. Foi ainda Pároco da Paróquia São Geraldo, do Bairro Teixeiras, entre 2002 e 2009, ano em que começou a trabalhar como Vigário Paroquial na mesma comunidade. Este mesmo cargo ele ainda exerceu, nos últimos anos, na Paróquia Bom Pastor e na própria Catedral.


Entre os títulos recebidos pelo presbítero estão o de Cidadão Honorário de Juiz de Fora, de onde também é considerado Cidadão Benemérito; Cidadão Honorário de Santa Rita de Ibitipoca; Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld; Medalha da Inconfidência; Diploma de benemérito-amigo da Polícia Militar de Minas Gerais e Personalidade Cobra de Ouro da ANVFEB (Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira).


Rádio Catedral FM 102.3


Na Rádio Catedral enquanto era Vigário Geral apresentou o programa “A Palavra da Arquidiocese” e, após deixar a função, passou a apresentar o programa “Encontro com Monsenhor Miguel Falabella”.


Nós, família Rádio Catedral, deixamos aqui nossa homenagem, gratidão, amor e carinho pelo nosso sempre estimado e querido Monsenhor Miguel Falabella. As manhãs de sexta-feira em nossa programação ficarão, a partir de agora, com um vazio dessa voz tão serena. Mas, certos de que temos então um intercessor no céu, ao lado de Deus.



*Com informações de Arquidiocese JF

160 visualizações0 comentário
bottom of page