• Radio Catedral

Ação sinodal em tempos de pandemia - live II Sínodo Arquidiocesano



Na noite da terça-feira, 1º de setembro, foi realizada uma live sobre o II Sínodo da Arquidiocese de Juiz de Fora. A reunião virtual teve como tema “Atravessar juntos o grande deserto – Ação sinodal em tempos de pandemia" e contou com a participação do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, de membros da Comissão Sinodal, entre padres e leigos e também dos missionários sinodais, que representam as paróquias.

O II Sínodo Arquidiocesano tem como lema “Proclamai o evangelho pelas ruas e sobre os telhados” (cf. Mt 10, 27) e o tema aquele mesmo do 1º Sínodo “Arquidiocese de Juiz de Fora, uma Igreja sempre em missão”.

Sínodo significa “caminhar juntos”. Quanto ao fundamento bíblico, realizar Sínodo resulta na disposição de cumprir o desejo de Cristo que rezou ao Pai: “Que todos sejam um para que o mundo creia, como eu e Tu, Pai, somos um” (Jo. 17, 21).

Durante a live, Dom Gil destacou que a Igreja atualmente, não somente a de Juiz de Fora, mas do mundo inteiro, tem uma aspiração e inspiração sinodal.

Um outro ponto apontado pelo Arcebispo foi o de atravessar juntos o deserto, como propôs o tema da live, principalmente neste tempo de pandemia.

Passados seis meses de tempos diferentes causados pela pandemia, Dom Gil observou que esse diferente precisa ser adaptado para se seguir em frente.

Um retiro para os Missionários Sinodais está marcado para acontecer de 7 a 13 de setembro, por meio de vídeos que serão enviados para os missionários e os padres e, depois, disponibilizados para a população.


*Sonoras: Danielle Quinelato - Assessoria de Comunicação Arquidiocese JF.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .