top of page

Ódio como estratégia: Especialista orienta como não cair na 'rage bait' nas redes sociais

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • há 30 minutos
  • 1 min de leitura

Por Rádio Catedral

Imagem: rawpixel/Freepik
Imagem: rawpixel/Freepik

Uma das expressões do ano de 2025 foi “rage bait”, em português ‘isca de raiva’, que é uma estratégia para engajamento e crescimento de conteúdos nas redes sociais. O termo foi a expressão do ano escolhida pela Oxford University. Ele descreve conteúdos que provocam indignação para gerar engajamento rápido, explorando o funcionamento dos algoritmos e fazer circular informação e opinião, nas redes sociais a partir da emoção, como explica a estrategista em marketing digital e professora de pós-graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais da Estácio, Ciane Lopes.




Ciane Lopes explica que o algoritmo entende como prioridade o conteúdo que atrai mais comentários, reações ou compartilham algo que causam revolta e passam a entregar o conteúdo para um número ainda maior de usuários. No campo político, este fenômeno fomenta a propagação de “fake news”.




A estrategista em marketing digital e professora de pós-graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais da Estácio, Ciane Lopes, orienta as pessoas a estarem atentas aos conteúdos disponibilizados pelas plataformas.




Outras orientações são fortalecer a educação midiática, incentivar a checagem e promover ambientes digitais mais transparentes, ações essenciais para limitar o impacto da manipulação emocional e proteger o debate público.

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page