Zona da Mata tem aumento de 14% na abertura de novas empresas em 2025
- Silvia Carvalho
- há 17 minutos
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Zona da Mata mineira segue em ritmo positivo no empreendedorismo e ajudou Minas Gerais a alcançar um resultado histórico em 2025. De acordo com dados da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, a região registrou crescimento de 14,07% na abertura de novas empresas ao longo do ano, acompanhando a expansão dos negócios em todo o estado.
No total, Minas Gerais abriu 114 mil e 33 novas empresas em 2025, um aumento de 15% em relação a 2024 e mais que o dobro do registrado em 2019, início da série histórica. Somente no mês de dezembro, foram 8.474 novos empreendimentos, alta de quase 14% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Entre as regiões mineiras, os vales do Jequitinhonha e do Mucuri lideraram o crescimento proporcional em 2025, com pouco mais de 19%, seguidos pela região Central. A Zona da Mata aparece em destaque, à frente de regiões tradicionais como Triângulo Mineiro e Sul de Minas.
Segundo o subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Marco Gaspar, os resultados refletem a desburocratização no processo para abertura das empresas.
No recorte de dezembro, a Zona da Mata também apresentou desempenho positivo, com crescimento de 13% na abertura de empresas em relação ao mesmo mês de 2024. O setor de serviços liderou a expansão em 2025, com mais de 85 mil empresas abertas, seguido pelo comércio e pela indústria. Entre os principais municípios, Juiz de Fora aparece com 3.059 empresas abertas em 2025, reforçando a importância econômica da Zona da Mata no cenário estadual.





